O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, agradeceu no dia 31 de março, numa palestra científica, ao professor e geólogo Galopim de Carvalho o mérito na preservação da Pedra Furada, geomonumento de características únicas localizado no concelho.


“É o responsável por se ter garantido a preservação do que é hoje um geomonumento classificado como bem de interesse público localizado junto da Estação Ferroviária de Setúbal-Mar, na Estrada da Graça”, frisou André Martins na abertura do encontro, perante alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário, respetivos professores e outros munícipes com interesse nestas áreas do saber científico.

A palestra, realizada no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com o tema “Geodiversidade e Geoconservação”, foi conduzida por Galopim de Carvalho, geólogo e professor catedrático jubilado, o grande impulsionador do interesse do público português pela temática dos dinossauros.

A Pedra Furada é uma formação rochosa de características únicas e peculiares, “sobre a qual ainda não se sabe muita coisa sobre a sua origem e que é preciso estudar”, adiantou o antigo diretor do Museu Mineralógico e Geológico da Faculdade de Ciências de Lisboa e do Museu Nacional de História Natural.

O que se sabe sobre o geomonumento setubalense, com dois a quatro milhões de anos, é que se trata de um rochedo de arenito ferruginoso atravessado por vários tubos verticais ocos, preenchidos por areia solta e clara.

“Se a alguém devemos a sua preservação presente é ao professor Galopim de Carvalho que temos de agradecer. Foi ele que, na década de noventa, se mexeu e fez com que os poderes locais se mexessem também para evitar que a Pedra Furada fosse engolida por uma envolvente urbana que a iria anular”, sublinhou o presidente André Martins.

Classificado como bem de interesse público, a Pedra Furada foi novamente alvo da atenção do Executivo municipal, que, em visitas ao concelho no âmbito do projeto de participação cidadã “Ouvir a População, Construir o Futuro”, identificou a necessidade de se valorizar o local.

O presidente da Câmara Municipal, na intervenção realizada na abertura do encontro, garantiu que a autarquia mantém “todo o interesse em continuar a preservar a Pedra Furada e a fazer o que estiver ao alcance para que o geomonumento seja, de facto, um ponto de referência na cidade”.

Neste âmbito, foi lançado um convite ao professor Galopim Carvalho para vir a Setúbal com o propósito de se efetuar uma reunião exploratória para tentar perceber formas de valorizar a Pedra Furada.

Fruto da visita, nasceu a palestra que o professor jubilado, atualmente com 90 anos, acabou por apresentar a uma plateia de cerca de 120 alunos de turmas das escolas secundárias D. Manuel Martins, Lima de Freitas, du Bocage e Sebastião da Gama, da Escola Básica Barbosa du Bocage e da Escola Profissional de Setúbal.