Apresentação da Carris Metropolitana em Lisboa

A Carris Metropolitana, a nova marca de transportes públicos nos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, entra em funcionamento a 1 de junho, com Setúbal integrar a lista dos primeiros municípios em que o serviço começa a operar.


Setúbal integra o Lote 4 da Área Metropolitana de Lisboa, o primeiro, de entre os quatro em que a região administrativa foi organizada no âmbito da gestão da mobilidade integrada, a ver o serviço a entrar em funcionamento.

A Carris Metropolitana foi apresentada no dia 1, em Lisboa, numa cerimónia em que também se ficaram a conhecer os fardamentos dos profissionais que a vão integrar, da autoria do estilista Nuno Gama.

Juntamente com o concelho, o Lote 4 inclui os municípios de Alcochete, Moita, Montijo e Palmela, todos eles a receber a Carris Metropolitana a partir de 1 de junho, seguindo-se, os restantes lotes, a partir de 1 de julho.

A vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Setúbal, Rita Carvalho, sublinhou, no final da cerimónia de apresentação da Carris Metropolitana, que, só no município onde é autarca, “há um acréscimo da rede na ordem dos 45 por cento, o que incorpora os reforços das carreiras, frequências e horários”.

O concelho de Setúbal vai passar a contar com 154 linhas, 74 delas com oferta reforçada e 30 absolutamente novas, melhorias, entre outras, para as quais contribuíram o envolvimento próximo da Câmara Municipal seja através da participação no Conselho Metropolitano, de que faz parte, seja por via do investimento financeiro que compete ao município no âmbito da Área Metropolitana de Lisboa e que se traduz em 2,8 milhões de euros anuais.

A juntar a esta modernização na oferta do serviço de transportes públicos no concelho, a frota de autocarros foi totalmente remodelada e modernizada, com novos veículos a entrarem em circulação, garantindo mais segurança e conforto aos passageiros.

A frota inclui, igualmente, veículos mais amigos do ambiente, movidos a eletricidade ou a gás natural, assim como carros mais pequenos, que permitem uma melhor circulação em zonas urbanas com vias mais estreitas e de difícil acesso aos veículos convencionais.

A cerimónia realizada em Lisboa serviu, igualmente, para assinalar mais um aniversário do Navegante, passe que entrou em funcionamento em 2019 e que possibilita aos utentes circular dentro dos próprios concelhos ou em toda a Área Metropolitana de Lisboa a preços baixos e em qualquer um dos serviços de transportes públicos disponíveis no território.

A apresentação da Carris Metropolitana contou com a participação de várias individualidades, caso do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, para quem o projeto de modernização do serviço de transportes públicos coletivos da Área Metropolitana é absolutamente essencial.

“Hoje, fruto das consequências da guerra, as vantagens do uso do transporte coletivo são ainda maiores para os orçamentos das famílias”, destacou, salientando que o Navegante permite a redução de custos para os cidadãos e, simultaneamente, representa uma estratégia chave para a preservação do meio ambiente e o cumprimento das metas ambientais assumidas pelo país em matéria de descarbonização.

A cerimónia contou, ainda, com as participações de Carla Tavares, presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Carlos Humberto de Carvalho, primeiro-secretário metropolitano, Faustino Gomes, presidente do conselho de administração dos Transportes Metropolitanos de Lisboa, e de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

A política de mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa pretende melhorar qualidade de vida das populações dos 18 concelhos que a integram e uma repartição modal a favor dos transportes públicos e da mobilidade sustentável.

No total do território, foram investidos cerca de 1,2 mil milhões de euros, com a implementação da Carris Metropolitana a permitir um aumento do serviço rodoviário de transporte público em cerca de 35 por cento.