Nosso Bairro, Nossa Cidade | Festival Mudar o Olhar

Os dez anos do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, projeto de cidadania ativa premiado internacionalmente, em desenvolvimento desde 2012 no território da Bela Vista, em Setúbal, são assinalados com um conjunto de atividades com início a 12 de abril.


No Parque Verde da Bela Vista, uma festa com moradores e executivos da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de São Sebastião, dia 12, a partir das 10h00, dá início à celebração dos dez anos deste programa inédito e impulsionador da transformação e mudança no território da Bela Vista.

Jogos, teatro e atuações de jovens fazem parte do vasto leque de atividades em que se inclui um momento protocolar com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, do presidente da Junta de São Sebastião, Nuno Costa, e da moradora eleita da Comissão das Comemorações dos dez anos, Teresa Martinho.

Neste dia, é também inaugurada a exposição das comemorações dos 10 anos do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, desenvolvido desde 12 de abril de 2012 nos bairros da Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Quinta de Santo António e Manteigadas.

No Parque Verde da Bela Vista, há também atuações por jovens moradores formados no Estúdio de Som e Imagem da Bela Vista, instalado no Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade da Bela Vista, uma peça de teatro pela Gatem – Espelho Mágico, enquanto na Escola Básica da Bela Vista realiza-se um almoço-convívio.

Para estas comemorações foi eleita uma comissão de moradores que organiza e dinamiza as ações que propõe realizar em 2022, incluindo a inauguração dos espaços “Renascer do Forte da Bela Vista” e “Escolinha”, nas Manteigadas, ficando todos os bairros servidos de espaços Nosso Bairro, Nossa Cidade.

Como linhas para o futuro, estão previstas a instalação de lojas de bairro, com o objetivo de impulsionar a área das atividades económicas e a empregabilidade, assim como a abertura de um ginásio comunitário no território e um auditório, a televisão e rádio digital e o aprofundar de relações com as instituições parceiras.

O Nosso Bairro, Nossa Cidade envolve residentes, serviços municipais e perto de trinta entidades sediadas no território, uma área que engloba os bairros da Bela Vista, da Alameda das Palmeiras, do Forte da Bela Vista, das Manteigadas e da Quinta de Santo António.

O programa estabelece que as ações a realizar devem ser protagonizadas pelos moradores, gerando a participação das pessoas nas decisões que a elas e à sua comunidade dizem respeito, com o objetivo de promover a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.

As pessoas, organizadas em grupos, participam nas decisões e também nas tarefas inerentes à execução das ações, numa lógica de formação de lideranças e de mobilização popular.

Pelos resultados alcançados desde 2012, nomeadamente na melhoria da qualidade de vida dos munícipes envolvidos nas atividades desenvolvidas, o Nosso Bairro, Nossa Cidade é, hoje, uma referência nacional e internacional, servindo de caso de estudo em vários locais.

 

Notícias Relacionadas

Espaço 'Nosso Bairro' da Bela Vista em festa

A importância da participação democrática dos moradores no programa Nosso Bairro, Nossa Cidade foi destacada pelo vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Rabaçal, no dia 30 de abril, na festa que assinalou o terceiro aniversário do Espaço da Bela Vista.

2 Maio, 2022