Semana da Ostra 2022 | Encontros Prováveis

Mais de três dezenas de restaurantes apresentaram menus especiais durante o programa da Semana da Ostra de 2022, que decorreu em Setúbal entre 1 e 10 de abril e incluiu ainda ações de promoção, passeios pedestres e atividades pedagógicas.


Durante a iniciativa da Câmara Municipal, dinamizada no âmbito do projeto de promoção turístico e de produtos regionais “Setúbal Terra de Peixe”, 31 estabelecimentos de restauração do concelho proporcionam nos menus pratos especialmente centrados na ostra.

Além das formas mais tradicionais de confeção do molusco característico do Estuário do Sado, alguns restaurantes ofereceram propostas mais ousadas, como as ostras com moscatel de vinagrete e mel da Casa do Peixe, as ostras criativas do Xtoria e o ceviche de ostras do Sem Horas.

Em paralelo, o programa da Semana da Ostra contou, durante quatro dias, com uma ação de promoção especial em Lisboa, na zona de Belém, onde foram comercializadas ostras de produtores regionais de Setúbal no foodtruck Ostras Sobre Rodas.

“Ostras e Aves no Estuário do Sado” foi o tema de um passeio pedestre conduzido pela Biotrails, Découverte e SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, enquanto o Moinho de Maré da Mourisca recebeu a oficina pedagógica “As Ostras do Sado”, uma atividade destinada aos mais jovens, com o objetivo de despertar a criatividade através da criação de adornos com cascas de ostras e promover os valores ecológicos e de proteção da natureza.

Ainda no Moinho de Maré da Mourisca teve lugar a ação “Encontros prováveis: visita interpretativa e degustação comentada com ostras Découverte e vinhos da Quinta da Bacalhôa”, tendo os moluscos sido confecionados pelo chef Mário Brito Pinheiro, do Ostradomus.

A Semana da Ostra contou com os apoios da Docapesca, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, da Ostras Sobre Rodas, da Découverte e da Bacalhôa Vinhos de Portugal.