Comemorações dos 48 anos do 25 de Abril - Inauguração de ciclovia em Azeitão

O 25 de Abril foi dia de inauguração de uma ciclovia em Azeitão, uma alternativa de mobilidade que o presidente da Câmara Municipal de Setúbal considerou fundamental e a presidente da Junta de Freguesia classificou como uma via de liberdade.


“Ter esta alternativa de mobilidade é fundamental nos tempos que correm. Andar a pé, fazer os percursos de bicicleta é hoje uma garantia de mais qualidade de vida, melhor saúde, mais bem-estar para todos”, afirmou o presidente do município, André Martins, na cerimónia de inauguração da ciclovia entre Vendas de Azeitão e Vila Fresca de Azeitão.

Numa cerimónia em que a banda da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense tocou “E Depois do Adeus” e “Grândola, Vila Morena”, as senhas utilizadas para pôr em marcha as movimentações militares da Revolução dos Cravos, André Martis destacou o Poder Local como “uma das conquistas mais importantes” do 25 de Abril.

“O Poder Local é uma das conquistas mais importantes no nosso país e, também aqui em Setúbal, do 25 de Abril. A proximidade das populações, dos problemas é a melhor forma de, com a participação das populações também, nós resolvermos os problemas das populações e qualificarmos o território. É esse o nosso trabalho, que vamos continuar”, afirmou.

O presidente sublinhou a aposta feita “ao longo destes últimos 20 anos” pela Câmara Municipal “numa parceria com as juntas de freguesia”, autarquias que, “cada vez mais”, veem reforçadas as suas competências e para quais é feita, “todos os anos, uma crescente transferência de meios financeiros” do município, para que possam desenvolver as suas “responsabilidades enquanto Poder Local”.

Sobre a ciclovia entre Vendas e Vila Fresca de Azeitão, o autarca recordou que se trata de um projeto com “mais de oito anos”, que teve avanços e recuos, mas que, “finalmente”, foi possível concretizá-lo “pela força, pela dedicação, pelo empenhamento e pela luta da população e dos seus representantes”.

A obra, que necessitou de aprovação pela Infraestruturas de Portugal, por se localizar junto de uma estrada nacional, “está de acordo com os projetos que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia têm no domínio do plano de ciclovias para Azeitão”, iniciado na Rua da Florex. “É um projeto que existe, que se há de desenvolver e de que todos nós, aqui em Azeitão, havemos de beneficiar.”

Numa alusão à ligação entre a bicicleta e outras formas de mobilidade sustentável, André Martins, acompanhado da vice-presidente Carla Guerreiro e do vereador Pedro Pina, sublinhou que, “finalmente”, se pode dizer que Azeitão vai ter transportes públicos, referindo-se à entrada em funcionamento da Carris Metropolitana.

“E transportes públicos de qualidade. A partir já do próximo dia 1 de junho, vão circular, também em Azeitão, autocarros novos com percursos e paragens que progressivamente hão de ser adaptados às necessidades que irão surgindo.”

O autarca destacou que essa “oferta de serviço público” permitirá aos azeitonenses utilizarem “cada vez menos” o carro particular para levarem as crianças à escola ou apanharem um autocarro ou o comboio, frisando que o automóvel “só deve ser utilizado quando efetivamente é necessário”, porque “as questões da qualidade do ambiente são também importantes” para a saúde e o bem-estar.

“É uma alteração do paradigma relativamente áquilo que têm sido os últimos 50 anos, em que a aposta era sempre ter mais carros para dar resposta às nossas necessidades. Hoje, o paradigma é ter mais transportes públicos, transportes públicos de qualidade para satisfazerem as necessidades dos cidadãos. É essa a grande aposta também da Câmara Municipal de Setúbal, naturalmente sempre em parceria com a Junta de Freguesia”, concluiu.

Depois de referir que “foi a população que pediu” a ciclovia, porque considerava importante fazer “em segurança” o percurso entre Vendas e Vila Fresca de Azeitão, para ir às compras ou deixar os filhos na escola, e não assumir que aquele espaço era para estacionamento, a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, deu ênfase ao simbolismo da data de inauguração.

“Porquê inaugurar no 25 de Abril? É porque esta ciclovia dá liberdade a todos e é uma liberdade de escolha. Nós, hoje em dia, para ir de Vendas a Vila Fresca, temos a liberdade de não vir de carro, temos a liberdade de poder vir a pé, temos a liberdade de poder vir de bicicleta, temos a liberdade de poder fazer um passeio em segurança com as nossas famílias”, afirmou.

A ciclovia, com 850 metros de extensão, resulta de uma parceria entre a Junta de Freguesia de Azeitão e a Câmara Municipal de Setúbal, com a participação da empresa Gonvarri, num investimento de cerca de 250 mil euros que incluiu ainda criação de zona pedonal e instalação de iluminação pública e de sistema de drenagem de águas pluviais.

 

Documentos Relacionados

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril