Rampa PêQuêPê da Arrábida 2022

José Correia, ao volante de um protótipo Norma FC20, venceu pelo terceiro ano consecutivo a Rampa PêQuêPê da Arrábida, prova rainha do desporto motorizado em Setúbal, integrada no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, realizada a 23 e 24 de abril.


O triunfo do piloto na Serra da Arrábida foi selado em 3m18s, o melhor agregado de tempo nas três subidas oficiais realizadas pelos participantes da competição organizada pelo Clube de Motorismo de Setúbal.

José Correia adicionou à vitória na prova, que o colocou isolado na frente do Campeonato de Portugal de Montanha, a melhor subida do fim-de-semana, ao fazer a rampa em 1m38s, com uma média horária superior a 127 quilómetros por hora.

José Correia manteve o título de “rei” da Arrábida pela curta distância de 107 milésimas de segundo para o principal adversário, o piloto Hélder Silva ao volante de um protótipo Osella PA2000, que ficou na segunda posição.

Já o terceiro lugar da competição, este ano em edição comemorativa especial dos 40 anos de existência da prova, foi para Nuno Guimarães, em Silvercar S2, com o melhor tempo acumulado de 3m39s.

Mário Silva, ao volante de um Porsche Carrera RS, voltou a dominar a Arrábida no Campeonato de Portugal Clássicos de Montanha, ao conseguir nas três subidas pontuáveis o melhor agregado de 4m04s.

Em segundo, a uma distância considerável, ficou Flávio Sainhas, em Ford Escort MK1, com o tempo de 4m15s, enquanto o terceiro lugar do pódio nesta categoria foi para Luís Moutinho, em Ford Escort, com 4m16s.

No Campeonato de Portugal Legends de Montanha o triunfo foi para Luís Silva, em BMW M3, com 4m01s. Em segundo ficou Carlos Oliveira, num Ford Sierra Cosworth RS, em 4m18s, e João Macedo, num BMW 328, em terceiro com 4m19s.

No que respeita ao Campeonato de Portugal de Montanha 1300, a vitória foi para Daniel Rolo, em Datsun 1200 Coupé, com 4m16s. Seguiram-se Armando Freitas, em Toyota Starlet, com 4m20s, e a setubalense Eva Laranjeira, em Peugeot 205 Rallye, em 4m45s.

Na categoria Taça de Portugal KartCross de Montanha, com dois participantes, a vitória coube a Nélson Rocha, num Semog HESI, com o tempo de 3m59s, enquanto Sérgio Mateus, ao volante de um Semog Troféu, conseguiu um agregado de 4m01s.

Além da competição, a competição desportiva reservou um conjunto de iniciativas especiais para comemorar as quatro décadas de existência do evento criado em 1982 pela extinta Secção de Motorismo do Vitória Futebol Clube.

Um dos atrativos foi a realização da “Revival Tour”, que trouxe à Arrábida algumas das máquinas e dos pilotos que marcam os 40 anos de história do evento setubalense e do automobilismo nacional e internacional.

A Rampa PêQuêPê da Arrábida, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, fez ainda uma homenagem muito especial ao antigo piloto Pedro Queiroz Pereira, ao trazer o Opel Kadett GT/E original que conduziu nas décadas de 70 e 80.

Entre todas as competições, estiveram perto de sete dezenas de pilotos a acelerar em máquinas de diferentes gerações no asfalto da Serra da Arrábida ao longo dos dois dias de prova.