Dia Mundial da Árvore | plantação de árvores no Parque Sant'Iago

Uma ação de plantação de árvores autóctones com a ajuda de voluntários realiza-se no dia 30 de abril, entre as 10h00 e as 12h00, na Rua Fernão Lopes, em Brejos de Azeitão. 


Sobreiro e carvalho português são as espécies a plantar num terreno junto dos campos de ténis do Choilo Sul, numa iniciativa organizada pelo grupo de cidadãos Azeitão Eco-Consciente em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia de Azeitão.

Em novembro do ano passado, um grupo de voluntários recolheu bolotas e semeou-as dentro de pacotes de leite vazios com o objetivo de germinarem, ou seja, criar raízes e rebentos de árvores, que agora estão prontos a serem plantados no espaço público.

A iniciativa “Vamos Plantar Autóctones em Azeitão!” integra-se num conjunto de ações que visam arborizar a freguesia de Azeitão com árvores nativas e torná-la cada vez mais verde.

As famílias são convidadas a participar, bastando aparecer no local, entre as 10h00 e as 12h00, munidas de luvas, chapéu, calçado próprio e uma fita de algodão colorida ou com o nome da família, a qual será colocada à volta da árvore apadrinhada.

Esta ação insere-se na estratégia municipal de qualificação do território e de combate às alterações climáticas, através do desenvolvimento de medidas de descarbonização e da procura das melhores soluções sustentáveis e de criação de espaços verdes qualificados de proximidade.