Concerto-teatral 'Levantei-me do Chão - Lado B'

Um concerto-teatral, realizado na noite de 28 de abril, na Casa da Cultura, proporcionou um espetáculo que cruzou a literatura de José Saramago e músicas de intervenção de autores portugueses.


 “Levantei-me do Chão – Lado B” foi protagonizado por Carlos Marques que, ao longo de uma hora, contou histórias do livro do Nobel da Literatura português “Levantado do Chão” e cantou temas de, entre outros, José Afonso, José Mário Branco, Fausto e Sérgio Godinho.

O Lado B de “Levantei-me do Chão” é uma versão reduzida e simplificada, estética e tecnicamente, do espetáculo da Cooperativa Cultural Trimagisto, criado por Carlos Marques e estreado em 2015.

A iniciativa cultural, integrada nos programas comemorativos da Câmara Municipal de Setúbal do Centenário de José Saramago e dos 48 anos do 25 de Abril, resulta de uma parceria com a Trimagisto.

“Levantei-me do Chão – Lado B” é um dos cinco espetáculos que a cooperativa cultural está a promover em Setúbal no âmbito do ciclo “Não tenhamos pressa, Mas não percamos tempo”.

Neste âmbito, foi apresentado em março, igualmente na Casa da Cultura, “Vozes de mulheres na obra de Saramago”, de Joana Manuel, com uma seleção de textos saramaguianos.

Segue-se, a 26 de maio, às 21h30, também na Casa da Cultura, “Requiem para um novo dia”, de Ana Sofia Paiva e Marco Oliveira, com música e poesia para percorrer as várias idades da vida através da palavra de José Saramago.

A 10 de julho, a ACERT traz ao Parque do Bonfim “A Ilha Desconhecida”, com Catarina Moura e Luís Pedro Madeira, a partir da obra de José Saramago “O Conto da Ilha Desconhecida”, o qual integra o MAPS – Mostra de Artes Performativas em Setúbal.

Por fim, a companhia de teatro Andante lança o desafio “Quem quer ser Saramago?” às escolas secundárias do concelho, no dia 16 de novembro, em que se propõe uma viagem contra a crueldade, humilhação e mentira, guiada pela visão de José Saramago.

O programa completo das comemorações do Centenário de José Saramago pode ser consultado nesta ligação.