À Flor das Águas - Teatro Estúdio Fontenova

O Teatro Estúdio Fontenova estreia, na noite de 6 de maio, no Fórum Municipal Luísa Todi, a mais recente produção “À Flor das Águas”, criada a partir de vivências e memórias para refletir sobre a urbanidade setubalense.


O espetáculo, diz a coordenadora do projeto, Patrícia Paixão, “é uma criação coletiva que parte das memórias e vivências da cidade de Setúbal para falar sobre os espaços públicos e o direito à cidade”.

“À For das Águas”, cujo espetáculo de estreia se realiza numa sessão com início às 21h00, foi construído e desenvolvido em estreita relação com pessoas que habitam e usufruem da cidade, com testemunhos recolhidos durante a iniciativa “Conversas-Fiadeiras”.

“Ao longo de três meses tivemos oito momentos de contacto com o público, traduzidos em seis caminhadas e conversas que foram das Praias do Sado à Bela Vista, do Casal das Figueiras à Baixa e à frente ribeirinha.”

Acresceram duas performances criadas em site-specific, no largo defronte do Convento de Jesus e na zona da Ribeira da Comenda, “com o objetivo de questionar o público e de nos apropriarmos dos próprios espaços”, diz Patrícia Paixão.

O espetáculo de estreia no Fórum Municipal Luísa Todi é acompanhado do lançamento de um livro que faz um resumo sobre as conversas com as pessoas que contribuíram para a criação de “À Flor das Águas”.

A peça do Teatro Estúdio Fontenova conta com interpretações de Patrícia Pereira Paixão, Rafaela Bidarra, Sara Túbio Costa e Clara Passarinho, nas performances site-specific. A narração, em voz-off, é de Graziela Dias.

Depois da estreia, “À Flor das Águas” volta a estar em cena na principal sala de espetáculos setubalense nos dias 7, 11, 12, 13 e 14 de maio, sempre às 21h00, e também a 8 e 15 de maio, às 16h00.

Os bilhetes para as sessões da nova produção da companhia setubalense, a oito euros para a plateia e a seis para o balcão, estão à venda no Fórum Municipal Luísa Todi e na Bilheteira Online, em www.bol.pt.