Casa das Imagens Lauro António

A Casa das Imagens Lauro António comemora o primeiro aniversário a 8 de maio com um conjunto de eventos que inclui a estreia da entrevista completa sobre história de vida do cineasta e crítico de cinema.


Num dia em que o espaço abre excecionalmente a um domingo, de manhã em exclusivo para os mais novos e entre as 14h00 e as 18h00 para visitas – com possibilidade de conhecer a exposição temporária “Cinema e a Censura em Portugal” –, o ponto alto das comemorações tem lugar a partir das 15h00.

Após uma breve apresentação feita pelo filho Frederico Corado, que vai falar sobre o pai e sobre o primeiro ano de atividade da Casa das Imagens, é exibida, pela primeira vez, a entrevista completa “História de Vida de Lauro António”, feita em 2019 pela Câmara Municipal de Setúbal.

As comemorações do primeiro aniversário da Casa das Imagens começam com uma atividade para maiores de 6 anos, a realizar entre as 11h00 e as 12h30, denominada “Oficina Espanta-Formas: Construção de um mobile”.

Nesta atividade, é proposto às crianças que descubram formas geométricas em curtas-metragens a ser exibidas durante 30 minutos, para depois criarem uma escultura mobile que tem que estar em equilíbrio.

Ambos os eventos têm entrada gratuita, mas carecem de reserva pelo endereço de correio eletrónico casadasimagens@mun-setubal.pt ou pelo telefone 969 754 116.

Inaugurada a 8 de maio de 2021, a Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo, localizada no número 8 da Rua da Velha Alfândega, no centro histórico de Setúbal, é um equipamento cultural municipal que partilha com o público uma parte assinalável do arquivo pessoal do cineasta.

O edifício, contíguo à Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, foi alvo de obras de requalificação para receber o acervo de perto de 50 mil peças, em diferentes suportes, relacionadas com a Sétima Arte, doado ao município em vida por Lauro António, entretanto falecido a 3 de fevereiro.

Uma biblioteca possui publicações sobre cinema, audiovisuais e televisão, assim como de banda desenhada e cartoons, revistas especializadas de cinematografia.

O equipamento está ainda dotado de uma mediateca com uma coleção de filmes com 1500 cassetes VHS e 10 mil DVD e Blu-Ray, além de CD, discos em vinil, cassetes-áudio, cartazes, fotografias e material publicitário de filmes.

Entre as várias peças expostas, contam-se a placa exterior do Cinema Condes, um anúncio luminoso do Cinema de Cascais, a placa de saída do Cinema Odéon, a coleção de Bonecos de Estremoz, uma máquina para ver fotografias em vidro, vários carregadores de fotografias e textos originais manuscritos e datilografados.

Uma máquina de escrever, o tripé utilizado, em 1980, na rodagem do filme “Manhã Submersa” e alguns dos inúmeros prémios que Lauro António recebeu ao longo da carreira também estão presentes.

O equipamento cultural promove, igualmente, exposições intimistas, exibições de filmes antigos para crianças e ciclos temáticos e tertúlias com atores, produtores e realizadores.

Aberta de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e ao sábado, das 14h00 às 18h00, a Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo tem por missão a recolha, proteção, preservação, conservação, divulgação e dinamização do património audiovisual, promovendo em permanência a construção do conhecimento sobre a sua história, atualidade e futuro.

Afirma-se como espaço de fruição do cinema e do audiovisual, nas suas múltiplas vertentes, com disponibilização gratuita e presencial de bibliografia temática e filmes.