Plantação de árvores na urbanização do Choilo - Brejos de Azeitão

Uma ação de cidadania ativa levou a 30 de abril novas árvores a um espaço público em Brejos de Azeitão, iniciativa concretizada com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade ambiental e para o embelezamento urbano.


A um terreno público integrado na urbanização do Choilo, nas imediações de recintos desportivos, chegaram 172 árvores autóctones, fornecidas pela Câmara Municipal de Setúbal e pelo movimento de cidadãos Azeitão Eco-Consciente.

Dos viveiros municipais vieram 105 árvores e arbustos, entre as quais nove árvores de grande porte, cinco alfarrobeiras, três medronheiros e uma azinheira, plantadas em placas ajardinadas, com sistema de rega, nas ruas de Timor e Fernão Lopes.

Já nos canteiros envolventes aos campos de ténis do Choilo, foram plantadas 96 plantas de produção florestal, assim como 38 árvores, incluindo 11 carrascos, 11 alfarrobeiras, oito pinheiros mansos e oito loureiros.

Nas áreas envolventes àqueles recintos desportivos foram também plantadas por mais de uma centena de voluntários, sobretudo famílias e escoteiros, 58 arbustos, entre os quais 30 pilriteiros, 16 folhados e 12 adernos.

A estes espécimes produzidos nos viveiros da Câmara Municipal de Setúbal juntaram-se mais de 65 árvores – carvalhos portugueses e sobreiros – fornecidos pelo movimento de cidadãos Azeitão Eco-Consciente.

Os voluntários deste movimento recolhem sementes no verão e no outono, as quais são colocadas a germinar durante o inverno com o objetivo de criarem raízes e rebentos para, na primavera, serem plantadas no espaço público.

A plantação das árvores contou com o envolvimento do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que apontou a importância deste tipo de iniciativas para aumentar a biodiversidade e minimizar os efeitos das alterações climáticas no território.

O autarca destacou ainda o contributo e o envolvimento da população nesta ação de participação cívica que cumpre o duplo objetivo de reforço ambiental e de embelezamento daquela área urbana azeitonense.

“Vamos Plantar Autóctones em Azeitão!” contou ainda com as participações da vice-presidente da Câmara de Setúbal, também com o pelouro do Ambiente, Carla Guerreiro, e da presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo.

A iniciativa de cidadania ativa para reforço da qualidade urbana e ambiental do território ficou marcada por uma forte componente de proximidade com a comunidade, com os participantes a apadrinharem as árvores que plantaram.

“Promove o envolvimento da comunidade na manutenção do espaço, uma vez que as pessoas querem lá voltar para cuidar das suas árvores”, salienta Ana Paiva, membro do movimento Azeitão Eco-Consciente.

A iniciativa “Vamos Plantar Autóctones em Azeitão!” foi integrada num conjunto de ações que visam arborizar a freguesia de Azeitão com árvores nativas e torná-la cada vez mais verde.

Está ainda inserida na estratégia municipal de qualificação do território e de combate às alterações climáticas, com a adoção de soluções sustentáveis e de criação de espaços verdes qualificados de proximidade.