"Mulheres Saramaguianas" | exposição das comemorações do Centenário de José Saramago

Uma mostra de serigrafias e gravuras que representam personagens femininas de Saramago, acompanhadas por textos de escritoras de língua portuguesa, é inaugurada a 14 de maio, na Casa da Cultura.


A exposição “Mulheres Saramaguianas”, inserida nas comemorações do centenário de José Saramago, programa que apresenta várias atividades em Setúbal até ao final do ano, é composta por seis serigrafias e gravuras inéditas concebidas por artistas plásticos portugueses.

As peças são acompanhadas de textos escritos por autoras de língua portuguesa, o que resulta num projeto único com um cruzamento de diferentes gerações, de sensibilidades e de territórios artísticos, o que proporciona um diferente olhar sobre o universo saramaguiano.

A cada ilustração e respetivo texto corresponde uma personagem feminina criada por José Saramago, designadamente Blimunda, Joana Carda, Gracinda Mau-Tempo, Maria Sara, a Morte e a mulher do médico.

José de Guimarães e Lídia Jorge interpretaram a personagem Blimunda, Miguel Januário e Dulce Maria Cardoso inspiraram-se em Gracinda Mau-Tempo e Graça Morais e Ana Luísa Amaral desenharam e escreveram sobre Joana Carda.

Ana Romãozinho e Adriana Lisboa inspiraram-se na personagem Maria Sara, Manuel João Vieira e Djaimilia Pereira de Almeida fizeram uma interpretação própria da Morte e Joana Villaverde e Ana Margarida Carvalho representaram a mulher do médico.

A mostra “Mulheres Saramaguianas”, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com o Centro Português de Serigrafia e a Fundação José Saramago, pode ser visitada de 14 a 28 de maio no Espaço Ilustração da Casa da Cultura, de terça-feira a sábado, das 10h00 às 00h00, e ao domingo, das 10h00 às 22h00.

Exposições, cinema, tertúlias, instalações artísticas, concertos, teatro e várias outras atividades evocam José Saramago, quer enquanto escritor, quer como cidadão com uma marca vincada na sociedade, no ano em que se assinala o centésimo aniversário do seu nascimento.

Até 14 de maio pode ser visitada na Galeria Municipal do 11 a exposição “José Saramago: Voltar aos Passos que Foram Dados”, cedida pela Fundação Saramago dedicada à vida e obra do escritor.

 A música é um dos destaques das comemorações do centenário de José Saramago, com o próximo concerto agendado para 26 de maio, às 21h30, na Sala José Afonso da Casa da Cultura.

Requiem para um novo dia”, recital de música e poesia com Ana Sofia Paiva e Marco Oliveira, tem bilhetes a quatro euros, os quais podem ser adquiridos na bilheteira da Casa da Cultura.

No campo das expressões artísticas de palco, as Terças com Saramago promovem as criações de novos artistas a partir de desafios lançados pela Câmara Municipal.

As próximas apresentações, a 7 de junho, 26 de julho, 6 de setembro e 13 de dezembro, todas no Fórum Luísa Todi e sempre a partir das 21h00, refletem a obra e vida de José Saramago através de cruzamentos multidisciplinares no universo das artes.

Este ciclo, com bilhetes a cinco euros, conta já com as confirmações de Monstro Colectivo, Disrupção Associação Cultural, João Mota e Carlos Marques.

Já o Teatro Estúdio Fontenova apresenta, em novembro, um espetáculo teatral a partir das obras “Ensaio sobre a lucidez”, “Ensaio sobre a cegueira” e “Caim”.

Na Sétima Arte, as comemorações expressam-se em filmes de culto a José Saramago, com sessões às 21h00, no Auditório Municipal – Cinema Charlot, nos dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de setembro.

Esta atividade é o resultado de uma parceria entre a Fundação José Saramago, a Cinemateca de Lisboa e a Câmara Municipal de Setúbal, o que se traduz na exibição de um ciclo de filmes que inspiraram o escritor nas obras que publicou.

 

Documentos Relacionados