Praia da Figueirinha | valorização | novos equipamentos

A Praia da Figueirinha foi a escolhida para a cerimónia oficial do hastear da Bandeira Azul da época balnear 2022, galardão que distingue a qualidade das zonas costeiras portuguesas.


Pelo décimo quarto ano consecutivo, a Bandeira Azul é hasteada na Praia da Figueirinha, que cumpre os critérios de natureza ambiental e de segurança e conforto dos utentes exigidos pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa para a Educação Ambiental para a atribuição do galardão.

Esta zona balnear da Arrábida foi este ano a escolhida pela ABAE para acolher, a 9 de junho, pelas 11h30, a cerimónia nacional do hastear da primeira Bandeira Azul de 2022, como reconhecimento pelo “constante empenho do município de Setúbal, desde há 20 anos, na melhoria das condições e gestão ambiental das suas praias”, sublinha a associação.

Na campanha Bandeira Azul 2022, que mantém o tema central do ano passado, “Recuperação de Ecossistemas”, e que tem como lema “Ajudar o mar a contar outra história”, foi considerado para efeitos de candidatura um total de 32 critérios, 28 dos quais de cumprimento obrigatório.

Esses critérios, aos quais a Praia da Figueirinha responde positivamente, estão abrangidos por quatro grupos distintos, relacionados com “Informação e Educação Ambiental”, “Qualidade da Água”, “Gestão Ambiental e Equipamentos” e “Segurança e Serviços”.

A Campanha da Bandeira Azul da Europa, promovida pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa para a Educação Ambiental, com o apoio da Comissão Europeia, começou em 1987 e está integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente.

A iniciativa pretende consciencializar a sociedade para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução dos problemas existentes.

Com o tema escolhido para 2021 e 2022, a ABAE pretende alertar para as consequências da degradação dos ecossistemas que tem um impacto direto no bem-estar de cerca 3,3 mil milhões de pessoas, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas.

A Praia da Figueirinha tem vindo a ser alvo de intervenções e melhoramentos ao longo dos anos, promovidos pela Câmara Municipal de Setúbal, com um conjunto de equipamentos que acrescentam valor turístico e conforto àquele espaço e que tornam esta zona balnear mais acessível a todos os utilizadores.

Em resultado destes investimentos, a Praia da Figueirinha foi eleita, por unanimidade, como a melhor “Praia + Acessível 2021” do país, prémio dinamizado no âmbito do programa nacional “Praia Mais Acessível – Praia para Todos”, que tem como objetivo distinguir zonas balneares que, tendo sido galardoadas com a bandeira Praia Acessível durante a época balnear, evidenciem as melhores condições de acessibilidade