Festival CLIT | abertura

A segunda edição do festival CLIT – Cinema em Locais Inusitados e Temporários, organizado pela Associação Cultural Festroia, com o patrocínio da Câmara Municipal de Setúbal, tem um programa com 92 filmes de 30 países.


O programa do festival CLIT conta ainda com debates e música e o diretor, Luís Humberto Teixeira, revela que “praticamente não há sessão que não conte com a presença de um ator, produtor ou realizador de um dos filmes que a compõem”, o que, prevê, “animará os momentos de interação entre o público e os artistas”.

Com entrada gratuita em todas as sessões, a segunda edição do festival CLIT, que se realiza entre 13 e 22 de maio, apresenta quatro estreias mundiais, seis europeias e 15 nacionais.

“Teremos sessões com cinema e debate em torno de temas como a proteção animal, a deficiência, a saúde reprodutiva, a educação, os sistemas agroalimentares, o trabalho digno e a educação na natureza”, indica, por seu lado, Helena de Sousa Freitas, coordenadora deste projeto da Associação Festroia e do IPS.

Helena de Sousa Freitas adianta que “o dia 17 de maio será composto inteiramente por sessões ‘Ativa-te!’, abordando temáticas como o racismo e os direitos LGBT, aproveitando a celebração do Dia Internacional da Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia”.

As sessões de abertura e encerramento do festival e das secções “Estimula-te!”, “Ativa-te!” e “Network!” decorrem em 15 locais previamente definidos das cinco freguesias do concelho de Setúbal e em Palmela.

Os locais de exibição dos 16 filmes da seção “Descobre-o!” são, por seu turno, descobertos pelo público durante o certame, mediante pistas colocadas nos canais de comunicação digital do evento.

A secção “Estimula-te!”, destinada a dar visibilidade a obras de realizadores estreantes e estudantes de cinema, apresenta curtas-metragens na Escola Básica e Jardim de Infância da Brejoeira, na Escola Secundária D. João II, na Escola Secundária de Bocage e na Escola Básica e Secundária Lima de Freitas.

Quinta de Alcube, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), União Setubalense, campus do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), Cáritas – instalações da Bela Vista, Museu do Trabalho Michel Giacometti e cooperativa Biovilla são os locais da secção “Ativa-te!”.

Esta área do festival CLIT conta com o patrocínio exclusivo do Programa Cidadãos Ativos/EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.

A secção “Network!”, que pretende proporcionar momentos de descontração e convívio em torno do cinema, está prevista para o Café do Largo e o Inatel de Setúbal, enquanto a Casa da Cultura e o Cinema Charlot acolhem as sessões de abertura e encerramento, respetivamente.

No festival estão representados 30 países, de França, Estados Unidos da América, Itália, Espanha, Portugal ou Brasil a Indonésia, Líbano, Filipinas, Israel, Islândia, Singapura, Egipto, Irão, Índia ou Nova Zelândia.

O CLIT abre no dia 13 de maio na Casa da Cultura, às 21h00, com uma sessão dupla em que são exibidos a curta-metragem “O Quarto”, da franco-argelina Latifa Saïd, e o documentário “Pequena Stachmo”, do norte-americano John Alexander, que conta a história de Sharon Preston-Folta, a filha que o trompetista Louis Armstrong nunca reconheceu publicamente ter e que apenas abandonou essa clandestinidade quatro décadas após a morte do pai.

A sessão de encerramento, com entrega de prémios, às 21h00 de 21 de maio no Cinema Charlot – Auditório Municipal, inclui a exibição do documentário português “O Lado Negro do Azeite”, de Sandra Cóias e Pedro Rego.

Nessa noite, durante a cerimónia de entrega de prémios, a atriz Sandra Cóias verá distinguido pelo festival o seu percurso na sétima arte e na defesa das causas social, ambiental e animal, numa sessão que também conta com uma atuação musical de Renato Sousa.

Mas o festival ainda tem uma sessão dupla no dia seguinte na cooperativa Biovilla, às 16h00, com a exibição dos filmes brasileiro “Consigo” e indiano “Aprender Com o Intangível” (“Learning From the Intangible”).

Ainda no âmbito do certame, na manhã de 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade, terá lugar uma ação de recolha de beatas na zona ribeirinha de Setúbal, em parceria com a Feel4Planet, aberta a todos os que quiserem participar nesta iniciativa ecológica.

O programa pormenorizado do festival CLIT – Cinema em Locais Inusitados e Temporários pode ser consultado em breve nas páginas do evento.