Concurso Cidades dos Vinhos em Setúbal

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, disse a 7 de maio que é “um grande orgulho” para a cidade e para o Município acolher o II Concurso Cidades do Vinho, cujo programa decorreu até dia 8 na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.


“Termos esta possibilidade de organizar aqui uma mostra de vinhos a nível nacional com 350 participações é naturalmente um grande orgulho para a cidade de Setúbal e para o Município”, disse o autarca depois de ter visitado a mostra de vinhos e produtos regionais “Setúbal à Prova”, integrada no programa do certame.

André Martins salientou que “Setúbal é hoje um centro de turismo de referência porque tem sabido aproveitar os produtos tradicionais, a sua recuperação, as novidades, a criatividade”, e considerou que o concurso é uma forma de promover o vinho em termos nacionais “e particularmente” os da região da Península de Setúbal.

“Naturalmente que é um orgulho muito grande que Setúbal tenha sido escolhido, entre tantos municípios produtores de vinhos, para fazerem aqui esta mostra de vinhos e esta prova de vinhos, que, pelas informações que eu tenho, vai ter grandes medalhas de ouro, o que significa que há grandes vinhos a concurso e temos de estar todos muito satisfeitos por isso”, sublinhou.

O edil visitou a dezena e meia de expositores da mostra “Setúbal à Prova”, que oferecem ao público vinhos, azeite, queijos, doces, frutos secos, gin e ostras, ouvindo os produtores ali presentes e provando alguns dos produtos.

“Esta é uma primeira mostra aqui em Setúbal depois daqueles tempos difíceis da pandemia e o que eu registei dos produtores foi uma grande expetativa, uma grande esperança e vontade de divulgarem aquilo que produzem e a expetativa de que o mercado se possa desenvolver com o contributo deles e de vir muita gente a esta iniciativa de prova de vinhos”, disse, em jeito de balanço.

Segundo André Martins, “é muito agradável que os produtores tenham resistido a estes anos de pandemia” e que agora estejam na mostra “com esta expetativa e com esta força”, sendo agora de esperar que o público compareça e “aprecie estas novas propostas de vinhos de muita qualidade”.

Três centenas e meia de vinhos de 151 produtores, em representação de 55 municípios e 12 regiões vitivinícolas, competiram no II Concurso Cidades do Vinho, que se realizou no dia 7 à porta fechada na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, a cidade selecionada para acolher este evento de características únicas que junta concelhos e produtores na promoção vinícola.

O certame, em que um júri analisou e escolheu os melhores vinhos nacionais, cujos resultados serão conhecidos em breve, integra um programa paralelo com iniciativas abertas ao público, que incluem “workshops”, provas de alguns dos vinhos a concurso e a mostra de produtos da região.

A mostra “Setúbal à prova”, com exposição e venda de produtos regionais, realizou-se nos dias 7 e 8.

Nos dias 6 e 7 realizaram-se a sessão “Ser júri por um dia”, uma mini réplica do concurso em que os participantes avaliam vinhos segundo os mesmos critérios e pontuação, e decorreram provas comentadas sobre os vinhos do dia, separados por brancos e rosés, tintos e fortificados e espumantes.

Ao público foram ainda proporcionados, até dia 8. workshops de iniciação à prova de vinhos.

Durante os quatro dias do evento esteve ainda patente na Escola de Hotelaria e Turismo a exposição “Arte Contemporânea”, com esculturas concebidas pelo artista Pedro Marques, numa homenagem ao vinho.

O II Concurso Cidades do Vinho contou com um júri de 35 especialistas e foi presidido por António Ventura, enólogo com 40 anos de experiência, eleito Personalidade do Ano do Vinho de 2022 pela Revista de Vinhos.

O certame é único no país, ao promover os vinhos associados ao seu próprio território com a associação entre municípios e vitivinicultores nessa estratégia, estando em competição vinhos da maioria dos produtores nacionais.

Organizado numa parceria entre a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, a Câmara Municipal de Setúbal e a Escola de Hotelaria e Turismo, o concurso conta com o alto patrocínio da Presidência da República e o apoio institucional do Ministério da Agricultura.

À organização do II Concurso Cidades do Vinho também foram apresentadas as candidaturas dos municípios de Borba, Pinhel e de Peso da Régua.

Na apresentação do evento, o secretário-geral da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, José Arruda, afirmou que as principais razões para a escolha de Setúbal foram a parceria entre o município e a Escola de Hotelaria e Turismo e o facto de a Península de Setúbal ser “uma das regiões com maior presença nos concursos de vinhos a nível nacional e europeu”.

Na primeira edição do certame, realizada no ano passado em Lagoa, Algarve, o júri analisou cerca de 550 vinhos provenientes de 48 municípios do país.