NL Arquivo | Serviço socioeducativo | Animações educativas estão de regresso

As atividades presenciais do Serviço Educativo do Aquivo Municipal de Setúbal, com iniciativas formativas dirigidas essencialmente à comunidade educativa e com o objetivo de melhor se dar a conhecer o acervo documental e a história local, são retomadas com ações já habituais, mas também outras novidades


Funcionando, essencialmente, como um instrumento educativo extracurricular junto dos mais jovens, o projeto AnimArq, do Serviço Educativo, conta, em cerca de uma década de funcionamento, com um assinalável número de atividades que se destacam tanto pela diversidade da oferta, mas igualmente pela crescente adesão da comunidade educativa concelhia, ano após ano.

Tudo isto, adianta o responsável deste projeto, Nuno Soares, “em nome da reflexão constante que é necessário que seja feita sobre o papel dos arquivos e da preservação da história local”, constituindo-se como um contributo essencial para a construção de uma sociedade mais justa e plural.

Com um crescimento exponencial no período pré-pandemia, ano após ano, em estreita colaboração com unidades de ensino, professores e educadores, as atividades retomam agora a sua plenitude de funcionamento, com atividades a decorrer desde 20 de abril.

Entre a oferta das ações restabelecidads conta-se o “Vamos ser arquivistas por um dia”, que ensina sobre os cuidados a ter ao se manusear documentos com importância histórica, “A fotografia como um documento”, formação que retrata visualmente o passado e a evolução da cidade ao longo dos tempos, e outras do “Projeto AnimArq – O arquivo vai à tua escola!”, desenvolvido em contexto escolar, para a sensibilização da preservação do património documental setubalense, sob cinco temáticas: “À descoberta do arquivo”, “O arquivista”, “A fotografia como um documento”, “Setúbal tem foral” e “À descoberta de Bocage, Luísa Todi ou Calafate através de documentos de arquivo”.

Decorre, igualmente, a “Oficina de carimbos”, onde é contada uma pequena história da evolução do carimbo e a sua utilização ao longo dos tempos, sendo ainda possível produzir carimbos personalizados, numa atividade que não deixa indiferentes os jovens participantes.

Na dupla sessão promovida na EB1/JI de São Gabriel, na manhã do dia 27 de abril, destinada a duas turmas distintas, foi notório o grande entusiasmo dos jovens participantes.

Ao primeiro grupo, constituído por 24 alunos do pré-escolar, com idades entre os 4 e os 6 anos, foi explicada a importância dos carimbos no mundo dos adultos, concretamente pela autenticidade que este procedimento confere a documentos.

Sendo esta uma atividade lúdica-pedagógica, tal como todas as outras, as crianças usaram tinta e almofadas para carimbar, primeiro com carimbos já em desuso na Câmara Municipal de Setúbal e, depois, com outros de caráter mais lúdico, com ilustrações de frutos, animais, instrumentos musicais ou acessórios de uso doméstico. Francisco, 4 anos, elegeu o cavalo como o mais bonito dos carimbos ali presentes, enquanto para Inês, 6, a maçã foi a ilustração da sua preferência, mas ambos destacaram a iniciativa pela positiva perante o fator de novidade. Tudo em ambiente descontraído, contribuindo-se para uma aprendizagem ligeira, mas muito celebrada.

A educadora Fátima Albuquerque, responsável pelo grupo escolar, destacou como um dos pontos fortes da ação a historicidade do uso dos carimbos, desconhecida até então pelos participantes, referindo ainda que “tudo o que acrescente ao conhecimento, importa”.

A programação das atividades para o mês de maio do “Projeto AnimArq – O arquivo vai à tua escola!” contemplou, no dia 4, a ação “A Fotografia como documento”, e prevê, para o dia 11, “Vamos ser Arquivistas por um dia” e, no dia 20, novamente a “Oficina de carimbos”, desta vez destinada a alunos do 1.º ano, tudo na EB1/JI de São Gabriel.

Nos dias 28 e 29, o Serviço Educativo leva a cabo o evento “Há Festa no Parque”, no Parque do Bonfim, com o evento “Brincar e aprender com tradição”, que consiste na dinamização de jogos tradicionais portugueses, como os jogos de andas, malha corrida, tração à corda, corridas de sacos, jogo dos pés atados e jogos de tabuleiros, entre muitos outros em que importa participar, até com a envolvência da família.

Quanto a novidades na programação do Serviço Educativo, destacam-se as celebrações do Dia Mundial dos Arquivos, comemorado internacionalmente e instituído pela UNESCO a 9 de junho, com atividades a decorrer durante toda a semana de 6 a 10, dirigidas aos mais jovens, que igualmente podem contar com a participação de pais, familiares ou cuidadores, com a oferta de várias animações num programa a divulgar em breve.