NL Arquivo | Rua Luciano dos Santos

As atas das reuniões dos órgãos do município, enquanto fontes primárias essenciais para a compreensão da história e cultura local, referem várias das homenagens que a edilidade dirigiu ao pintor setubalense Luciano dos Santos, sendo uma delas a atribuição do respetivo topónimo


Nascido a 25 de março de 1911, na freguesia de São Sebastião, Luciano dos Santos foi homenageado pela Câmara Municipal, em reunião pública de 7 de agosto de 2013, com a atribuição de um topónimo perto da Estrada da Varzinha, na agora extinta freguesia de Santa Maria da Graça, hoje União das Freguesias de Setúbal.

O nome deste pintor é particularmente reconhecido pelo Tríptico dos Setubalenses Ilustres, obra que embeleza o Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Considerada um marco artístico, mas também histórico, a pintura apresenta-se como uma magistral obra de retrato que celebra algumas das maiores figuras setubalenses de todos os tempos.

Foi elaborada a pedido da Câmara Municipal de Setúbal, tal como consta em ata, podendo ser admirada desde 9 de janeiro de 1957.

No tríptico, que abarca sete séculos de história setubalense, o pintor associado à famosa geração dos anos trinta percorre o tempo desde a Idade Média, dos cavaleiros espatários, até à contemporaneidade do tempo em que foi feito, retratando e distribuindo as várias personalidades em três painéis agrupados por afinidades.

Entre as várias pinturas feitas por Luciano dos Santos destacam-se, ainda, obras como o “Medalhão de Luísa Todi”, de 1953, “Medalhão de Bocage”, 1955, “Fresco do Átrio da Escola Industrial e Comercial de Setúbal”, também de 1955, ou a “Doca de Setúbal”, 1970.

Durante o percurso profissional foi também professor do ensino técnico-profissional nas escolas industriais João Vaz, em Setúbal, no ano letivo de 1939-1940, Machado de Castro, Lisboa, no ano letivo de 1940-1941, e Afonso Domingues, igualmente em Lisboa, de 1941 a 1945, dedicando-se, a partir de então, exclusivamente às artes plásticas.

Está representado em várias coleções, públicas e particulares, de norte a sul do país e no estrangeiro, em Espanha e no Brasil, em pinturas e também em azulejos.

A Câmara Municipal de Setúbal homenageou ainda Luciano dos Santos com a atribuição da Medalha de Honra da Cidade na classe “Arte”, a 15 de setembro de 1985, e com uma mostra retrospetiva, em 1992, quatro anos antes de morrer, com 95 de idade, a 12 de dezembro de 2006.

Constam homenagens em documentos que integram o vasto acervo do Arquivo Municipal de Setúbal, com especial enfoque nas atas das reuniões de câmara.

Rua Luciano dos Santos