Semana do Mar e do Pescador - Mostra de Tradições Marítimas - ateliers educativos

Perto de oito dezenas de crianças participaram esta manhã em atividades sobre tradições marítimas, no Parque Urbano de Albarquel, no âmbito da Semana do Mar e do Pescador, que teve início no dia 11 de maio.


Até dia 22, perto de três mil alunos das escolas básicas da União das Freguesias de Setúbal têm a oportunidade de participar em aulas de remo e de canoagem e de aprenderem um pouco mais sobre diversas artes de pesca, como a arte do chinchorro e do entrilhar das redes.

Os ateliers educativos do programa da quarta edição da Mostra das Tradições Marítimas visam “promover a ligação das crianças às tradições setubalenses ligadas ao mar”, sublinha o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, órgão que organiza a Semana do Mar e do Pescador numa parceria com a Câmara Municipal, com diversas parcerias.

Os ateliers, que decorrem de segunda a sexta-feira, com sessões de manhã e à tarde, proporcionaram grande entusiamos esta manhã às crianças de quatro turmas de 1.º e 3.º ano da Escola Básica do Casal das Figueiras.

Além das aulas de remo em cinco barcos tradicionais, conduzidos por pescadores da Associação Setúbal Pesca, e de aulas de canoagem, dinamizadas pelo Desporto Escolar, as crianças participaram numa atividade que exemplificou como funcionava a arte do chinchorro, ou seja, uma arte de pesca artesanal que consiste em lançar as redes no mar perto da costa e arrastá-las para terra.

Francisco Rodrigues, da Associação Setúbal Pesca, largou a rede no rio enquanto em terra Ricardo Batista, também da associação, e o presidente da União das Freguesias de Setúbal explicaram às crianças em terra como funciona esta arte, que há muito não é usada pelos pescadores, e deram indicações sobre como e quando se deve puxar a rede.

“Os pescadores vão no bote até uma curta distância de terra e fazem um cerco com a rede. Os cabos ficam em terra para que os homens possam puxá-la e trazer o pescado que ficou preso”, explicou Ricardo Batista.

As crianças ouviram atentas, enquanto aguardaram a ordem de puxar os cabos. Eram elas que iam puxar a rede para terra, com a ajuda de Ricardo Batista e do presidente Rui Canas, sem conseguirem esconder o entusiamo.

“Já se pode?”, questionou uma.

Francisco Rodrigues mandou dizer que está na hora e as crianças incentivaram-se umas às outras. “Puxa, força!”, gritou um colega.

A rede chegou a terra, mas desta vez não trouxe peixe. “Vamos tentar outra vez e jogar a rede um pouco mais à frente”, referiu Rui Canas.

Além destas atividades de experimentação de atividades marítimas, as crianças têm também a oportunidade de observar, ao vivo, antigos pescadores na arte do entrilhar das redes

A Mostra de Tradições Marítimas, a decorrer até dia 22, no Parque Urbano de Albarquel, no âmbito da Semana do Mar e do Pescador, contempla, igualmente, uma mostra gastronómica, com petiscos confecionados por pescadores, e animação musical.

Para o último dia, 22, há a tradicional “Corrida de Botes a Remos”, às 10h00, e um almoço-convívio da comunidade piscatória com música pelo Grupo Típico Cantares do Sado, a partir das 14h00.