Saramago

O recital “Requiem Para um Novo Dia”, a realizar no dia 26, é o terceiro dos cinco espetáculos promovidos em Setúbal pela Cooperativa Cultural Tramagisto, no âmbito do programa local comemorativo do Centenário de José Saramago.


O recital de música e poesia, igualmente integrado nas celebrações dos 48 anos do 25 de Abril, decorre a partir das 21h30, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, percorrendo as várias idades da vida através da palavra de José Saramago e em diálogo com outros pensadores.

No evento cultural, do ciclo “Não tenhamos pressa, Mas não percamos tempo”, com bilhetes a quatro euros, Ana Sofia Paiva encarrega-se da dramaturgia, voz e seleção de textos, enquanto Marco Oliveira toca guitarra clássica e ainda participa com a voz e no apoio dramatúrgico.

O ciclo “Não tenhamos pressa, Mas não percamos tempo” teve início em 10 em março, também na Casa da Cultura, com “Vozes de mulheres na obra de Saramago”, de Joana Manuel, que apresentou uma seleção de textos saramaguianos.

A 28 de abril, o concerto-teatral “Levantei-me do Chão – Lado B” cruzou, ainda na Casa da Cultura, a literatura de José Saramago com a música de intervenção de autores portugueses. Carlos Marques contou histórias do livro do Nobel da Literatura português “Levantado do Chão” e cantou temas de, entre outros, José Afonso, José Mário Branco, Fausto e Sérgio Godinho.

Depois de “Requiem Por um Novo Dia”, a ACERT leva, a 10 de julho, ao Parque do Bonfim “A Ilha Desconhecida”, com Catarina Moura e Luís Pedro Madeira, a partir da obra de José Saramago “O Conto da Ilha Desconhecida”, o qual integra o MAPS – Mostra de Artes Performativas em Setúbal.

Por fim, no dia 16 de novembro, a companhia de teatro Andante lança o desafio “Quem quer ser Saramago?” às escolas secundárias do concelho, propondo uma viagem contra a crueldade, humilhação e mentira, guiada pela visão de José Saramago.

Por ocasião do centenário do seu nascimento, em 16 de novembro de 1922 em Azinhaga, Golegã, o vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1998 e do Prémio Camões em 1995 é este ano alvo de uma homenagem a nível nacional, sendo as comemorações em Setúbal resultado de uma parceria entre a Fundação Saramago e a Câmara Municipal.

Em Setúbal, o programa das comemorações inclui exposições, cinema, tertúlias, instalações artísticas, concertos, teatro e várias outras atividades evocativas de José Saramago, quer enquanto escritor, quer como cidadão com uma marca vincada na sociedade.

 

Documentos Relacionados