Alegro Meia Maratona de Setúbal 2022

A Alegro Meia Maratona de Setúbal, prova de atletismo que tira o melhor proveito do espaço público para a prática desportiva, destacou o vereador do Desporto no município, Pedro Pina, realizou-se na manhã de 15 de maio com mais de um milhar de participantes.


“Esta foi mais uma grande manifestação desportiva de sucesso, uma verdadeira festa do atletismo com uma grande adesão e que permite que as pessoas possam usufruir daquilo que melhor a cidade tem para oferecer ao longo do percurso da prova”, afirmou o vereador Pedro Pina.

A prova principal da Alegro Meia Maratona de Setúbal, com 21,1 quilómetros, foi ganha por Jacinto Gaspar, do Sporting Clube de Portugal, que completou o renovado percurso da competição, este ano com mais trajetos na frente ribeirinha e na Serra da Arrábida, com o tempo de 01h10m02s.

O atleta, que no ano passado tinha estado na cidade sadina no apoio à amiga Susana Francisco, vencedora dessa edição, cumpriu a promessa de voltar à Alegro Meia Maratona de Setúbal em competição para ganhar. “Desde então fiquei apaixonado pela prova de Setúbal e disse que um dia gostava de aqui vir ganhar.”

Jacinto Gaspar destacou ainda as características únicas da competição setubalense. “É uma prova diferenciada de uma Meia Maratona dita normal. A parte da serra é fisicamente mais desafiante, mas faz toda a diferença e é uma característica importante que marca a prova.”

Em segundo lugar da competição masculina, a mais de um minuto de distância do vencedor, ficou João Antunes, atleta do Prime Running Club e vencedor da edição 2021 da prova, com o tempo de 01h11m51s, a que se seguiu, em terceiro, Cláudio Rodrigues, a título individual, com a marca de 01h12m58s.

Na vertente feminina a vitória sorriu a Joana Fonseca, atleta da GFD Running, com o tempo de 01h22m36s, que também fez a estreia em triunfos na Alegro Meia Maratona de Setúbal. “Foi das provas mais bonitas que já fiz. Entre a serra e o mar, é um percurso fantástico.”

A atleta diz que tudo correu de feição. “Tivemos sorte com o tempo, que estava muito agradável. Entre o quarto e o décimo sexto quilómetro caiu uma chuvinha refrescante, o que foi perfeito, e já tenho percurso para quando quiser treinar subidas, porque melhor que isto é impossível.”

Ao pódio da competição masculina subiram ainda Kcénia Bougrova, da Run Tejo – Prevent Sprain, em segundo, em 01h24m04s, e Laura Grilo, do Clube de Praças da Armada, com 01h24m23s, em terceiro, classificação alcançada nas últimas duas participações na prova setubalense.

A Alegro Meia Maratona de Setúbal, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, distinguiu ainda os atletas João Antunes e Joana Fonseca, ambos destacados no pódio da competição, com o troféu Meta Volante, ou seja, os mais rápidos a cruzarem os primeiros dez quilómetros da prova.

A 32.ª edição desta prova de atletismo contou ainda, paralelamente à competição principal, com a Corrida das Famílias, de caráter popular, com um percurso mais acessível, na distância de cinco quilómetros, feitos a correr ou simplesmente a caminhar, em convívio e com boa disposição.

O vereador Pedro Pina disse que, além da Alegro Meia Maratona de Setúbal, prova “com uma tradição muito forte”, Setúbal orgulha-se de ser um município com um número muito alargado de eventos desportivos realizados ao longo do ano, sempre com forte adesão e a pensar em todos os públicos.

“Na Câmara Municipal de Setúbal estamos sempre focados esta procura permanente de mais eventos e competições para fomentar a adesão das pessoas e incentivar a atividade física, utilizando, sobretudo, o espaço público enquanto equipamento primordial para essas atividades.”

Já com os olhos na próxima edição, Pedro Pina almeja um futuro mais próximo da regularidade de outros anos. “Ainda estamos numa fase de readquisição e de retoma da normalidade de todos estes eventos desportivos. Por isso, para o ano, esperamos que a adesão das pessoas continue neste caminho.”

O fim de semana desportivo na cidade ficou ainda marcado pela realização, na tarde de sábado, no centro comercial Alegro Setúbal, da Corrida Miúdos Alegro, com cerca de duas centenas de crianças nascidas entre 2009 e 2017, com provas em diferentes escalões etários e em distâncias que variaram entre os 200 e os mil metros.

Os resultados e os diplomas de participação na Alegro Meia Maratona de Setúbal estão disponíveis para consulta na página oficial do evento desportivo com organização técnica da HMS Sports e o patrocínio do Alegro Setúbal, a qual está acessível nesta ligação.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril