Semana da Cavala 2022 | Encontros Prováveis no Forte de São Filipe

Um conjunto de experiências gastronómicas do programa da Semana da Cavala, com workshops, degustações e visitas interpretativas, levou à descoberta, a 14 e 15 de maio, de sabores clássicos e contemporâneos, acompanhados de vinhos regionais de excelência.


Um encontro realizado na tarde de 15 de maio no Forte de São Filipe encerrou com chave de ouro a Semana da Cavala, evento da Câmara Municipal de Setúbal, dinamizado no âmbito do programa “Setúbal, Terra de Peixe”, com os apoios da DocaPesca, do espaço AZcook – Cooking Studio e da José Maria da Fonseca.

A antiga fortificação militar, com vista para uma das mais belas baías do mundo, serviu de cenário à iniciativa “Encontros Prováveis”, que começou com uma visita interpretativa à fortaleza do século XVI, classificada como monumento nacional, incluindo à pequena capela joanina ali existente.

Para dar mais paladar à tarde de encerramento da semana gastronómica setubalense, a chef Isabel Fonseca conduziu uma degustação comentada pelos sabores da cavala, ao apresentar às mais de duas dezenas de participantes um conjunto de criações originais arrojadas.

No menu estiveram chamuças de cavala com maionese de ervas, migas de tomate com cavala frita, bolinhas de cavala com molho de funcho, raviolli de cebola acidolada e cavala à boleira com puré de batata e ervilha, com vinhos DSF verdelho da coleção privada Domingos Soares Franco, BSE 2021 e João Pires Rosé 2021.

A Semana da Cavala, integrada no roteiro de iniciativas gastronómicas do município setubalense, contou ainda, na manhã de 14 de maio, com uma visita guiada ao Museu do Trabalho Michel Giacometti, o qual está instalado numa antiga fábrica conserveira, subordinada ao tema “A Cavala nas Conservas”.

Ainda a 14 a cavala esteve à prova no espaço AZcook – Cooking Studio, em Azeitão, num workshop e degustação para revelar sabores, técnicas e formas mais arrojadas de trabalhar a cavala, uma das espécies nutricionalmente mais completas e com maior abundância na costa portuguesa.

Além destas atividades, a Semana da Cavala, realizada entre os dias 6 e 15 de maio, contou com a participação de mais de quatro dezenas de restaurantes, que destacaram a cavala nas ementas, com propostas clássicos e mais arrojadas com este peixe.