Exposição "Mulheres Saramaguianas" | Comemorações do Centenário de José Saramago

Uma exposição inédita com serigrafias e gravuras representativas de personagens femininas em obras de José Saramago, acompanhadas de textos de autoras portuguesas, foi inaugurada na tarde de 14 de maio na Casa da Cultura.


A exposição “Mulheres Saramaguianas”, inserida nas comemorações locais do Centenário de José Saramago, programa a decorre até final do ano, é composta por seis serigrafias e gravuras inéditas concebidas por artistas plásticos portugueses.

As peças são acompanhadas de textos escritos por autoras de língua portuguesa, o que resulta num projeto com um cruzamento de diferentes gerações, sensibilidades e territórios artísticos, num olhar diferente sobre o universo saramaguiano.

A cada ilustração e respetivo texto corresponde uma personagem feminina criada por José Saramago, designadamente Blimunda, Joana Carda, Gracinda Mau-Tempo, Maria Sara, Morte e mulher do médico.

José de Guimarães e Lídia Jorge interpretaram a personagem Blimunda, Miguel Januário e Dulce Maria Cardoso inspiraram-se em Gracinda Mau-Tempo e Graça Morais e Ana Luísa Amaral desenharam e escreveram sobre Joana Carda.

Ana Romãozinho e Adriana Lisboa inspiraram-se na personagem Maria Sara, Manuel João Vieira e Djaimilia Pereira de Almeida fizeram uma interpretação própria da Morte e Joana Villaverde e Ana Margarida Carvalho representaram a mulher do médico.

A mostra “Mulheres Saramaguianas”, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com o Centro Português de Serigrafia e a Fundação José Saramago, pode ser visitada até 28 de maio no Espaço Ilustração da Casa da Cultura, de terça-feira a sábado das 10h00 às 24h00 e ao domingo das 10h00 às 22h00.

Exposições, cinema, tertúlias, instalações artísticas, concertos, teatro e várias outras atividades evocam José Saramago, quer enquanto escritor, quer como cidadão com uma marca vincada na sociedade, no ano em que se assinala o centésimo aniversário do seu nascimento.

A música é um dos destaques das comemorações do centenário de José Saramago, com o próximo concerto agendado para 26 de maio, às 21h30, na Sala José Afonso da Casa da Cultura.

“Requiem para um novo dia”, recital de música e poesia com Ana Sofia Paiva e Marco Oliveira, tem bilhetes a quatro euros, os quais podem ser adquiridos na bilheteira da Casa da Cultura.

No campo das expressões artísticas de palco, as Terças com Saramago, no Fórum Municipal Luísa Todi, promovem criações de novos artistas a partir de desafios lançados pela autarquia.

As próximas apresentações, a 7 de junho, 26 de julho, 6 de setembro e 13 de dezembro, às 21h00, refletem a obra e vida de José Saramago através de cruzamentos multidisciplinares no universo das artes.

Este ciclo, com bilhetes a cinco euros, conta já com as confirmações de Monstro Colectivo, Disrupção Associação Cultural, João Mota e Carlos Marques.

Já o Teatro Estúdio Fontenova apresenta, em novembro, um espetáculo teatral a partir das obras “Ensaio sobre a lucidez”, “Ensaio sobre a cegueira” e “Caim”.

Na Sétima Arte, as comemorações expressam-se em filmes de culto a José Saramago, com sessões às 21h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, nos dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de setembro.

Estas sessões resultam de uma parceria entre a Fundação José Saramago, a Cinemateca de Lisboa e a Câmara Municipal de Setúbal, com a exibição de um ciclo de filmes inspirados na obra literária do escritor homenageado.

 

Documentos Relacionados