15.º Encontro de Corais Alentejanos – Alentejo Abraça Setúbal

O Encontro de Corais Alentejanos – Alentejo Abraça Setúbal voltou a realizar-se no dia 14 de maio em Setúbal, com o vereador da Cultura da Câmara Municipal, Pedro Pina, a saudar o regresso do evento após dois anos de interrupção devido à pandemia.


“Foram dois anos em que estivemos alheados um pouco do mundo. Este hiato deixou e deixará certamente mazelas na nossa sociedade. As pessoas ficaram privadas do convívio, ficaram privadas daquilo que também nos torna seres humanos, de conversar, de falar e de estarmos presentes. Por isso, este é um ano particularmente importante”, assinalou Pedro Pina.

Seis grupos corais, de Setúbal, Cercal do Alentejo, Loures, Lisboa e Viana do Alentejo, desfilaram pelas ruas da cidade e deram um concerto na Praça de Bocage, na manhã de sábado, na 15.ª edição do Encontro de Corais Alentejanos – Alentejo Abraça Setúbal.

A Praça de Bocage assistiu aos concertos desta edição, na qual participaram os grupos corais alentejanos Os Amigos dos Sadinos e Os Amigos do Independente, ambos de Setúbal, da Casa do Povo de Cercal do Alentejo, de Santiago do Cacém, da Liga dos Amigos de São Domingos, de Loures, e Planície Cantada, de Lisboa, a par do grupo coral feminino de Viana do Alentejo.

Os grupos corais foram, antes, recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo vereador Pedro Pina, que garantiu o compromisso “para sempre” da autarquia com o cante alentejano.

Este é um compromisso para sempre. É um compromisso de que, enquanto as forças nos permitirem, nós seremos sempre comprometidos com o cante. Seremos sempre comprometidos com os homens e com as mulheres que, pela voz e pela forma de se exprimirem, traduzem a força do trabalho, a força de acreditarem numa vida melhor e a força de que nunca é possível desistir, mesmo tendo de trabalhar de sol a sol”, acentuou.

A 15.ª edição do Encontro de Corais Alentejanos – Alentejo Abraça Setúbal marcou o regresso do evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, que conta com o Grupo Desportivo Independente como parceiro, depois de uma interrupção de dois anos devido à pandemia de covid-19.

Na receção no Salão Nobre estiveram presentes, além do vereador Pedro Pina, o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, bem como José Possidónio Chitas, pelo Grupo Desportivo Independente, José Marques, pela Associação A Moda, e Manuel Verdugo, pela Casa do Alentejo.