Noite Europeia dos Museus - Ziguezagueando pelos museus municipais

O Museu de Setúbal/Convento de Jesus foi o ponto de partida, ao início da noite de 14 de maio, de uma visita guiada que levou perto de quatro dezenas de pessoas à descoberta do vasto património museológico da cidade.


A iniciativa “Ziguezagueando pelos museus municipais”, inserida num programa especial dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal para assinalar a Noite Europeia dos Museus, deu a conhecer um pouco da história dos museus municipais e do espólio e exposições que albergam.

Num percurso que teve início na Igreja do Convento de Jesus e terminou no Museu do Trabalho Museu Giacometti, a visita incluiu passagens pela Galeria Municipal do Banco de Portugal, pela Casa das Imagens Lauro António, pela Casa do Corpo Santo e pela Casa Bocage.

Após a Noite Europeia dos Museus, iniciativa criada em 2005 pelo ministério francês da Cultura e da Comunicação, assinala-se, a 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus, efeméride instituída pelo Conselho Internacional de Museus para destacar a importância destes espaços no novo paradigma de conhecimento.

As comemorações, este ano subordinadas ao tema “O Poder dos Museus”, reservam em um programa de atividades para todos os públicos, de participação gratuita.

No Museu de Setúbal/Convento de Jesus, às 10h00 e às 14h00, realizam-se visitas sensoriais para crianças dos 6 aos 10 anos, com marcações pelo telefone 969 754 106 ou pelo correio eletrónico conventojesus@mun-setubal.pt.

Na Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo, às 10h30, é lançado o recurso de exploração didática deste espaço, designado de “Storyboard Kids”, para famílias com crianças dos 6 aos 12 anos e público escolar do primeiro e segundo ciclo do ensino básico.

Destaque neste Dia Internacional dos Museus é a apresentação, às 11h30, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, de uma aplicação para dispositivos móveis dedicada a este espaço museológico, com vários recursos tecnológicos de vanguarda, incluindo realidade aumentada e língua gestual.

“Albarquel à vista” é a proposta de animação para os mais novos no Forte de Albarquel, em sessão com início às 14h30, com inscrições pelo telefone 265 537 880 ou pelo correio eletrónico museu.trabalho@mun-setubal.pt.

Já na Casa Bocage, às 10h30 e às 15h00, realizam-se visitas guiadas a este espaço no qual está também instalado o Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro, com marcações até 17 de maio pelos contactos 265 229 255 e casabocage@mun-setubal.pt.

Mais tarde, às 18h00, o Museu do Trabalho Michel Giacometti recebe a conversa “O Poder dos Museus – Lembrar os Insubmissos”, com o historiador e investigador setubalense Diogo Ferreira.