Storyboard Kids na Casa das Imagens | Dia Internacional dos Museus

A Casa das Imagens Lauro António, equipamento da Câmara Municipal de Setúbal, lançou a 18 de maio um storyboard didático, com o objetivo de tornar as visitas das crianças uma experiência divertida, duradoura e com significado.


O Storyboard Kids – Casa das Imagens, composto por 12 desafios para crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, é inspirado num storyboard real utilizado pelo cineasta e crítico de cinema Lauro António na realização dos seus filmes, que pertence à coleção da Casa das Imagens e tem a mesma dimensão.

Este recurso de exploração didática destinado a fazer da visita à Casa das Imagens uma experiência divertida, duradoura e com significado, está disponível para qualquer escola do primeiro e segundo ciclos ou para famílias com crianças naquele intervalo de idades.

Nas suas visitas à Casa das Imagens Lauro António, as escolas e as famílias podem solicitar o Storyboard Kids, que é gratuito, e desenvolverem a atividade entre colegas ou entre pais e filhos ou avós e netos, para explorarem a coleção de uma forma divertida e adequada à idade.

Um storyboard é uma técnica que começou por ser utlizada por Walt Disney e consiste num cartaz em que o realizador conta uma história aos quadradinhos com as cenas que pretende gravar, antecipando o que depois se vê na película.

Neste caso, são 12 desafios e a ideia é as crianças explorarem a Casa das Imagens de uma forma lúdica. Além de imagens para descobrirem, desenhos sobre a fachada do edifício, sopas de letras e jogos de espelhos, a coleção coloca desafios à medida da idade.

No Dia Internacional dos Museus, celebrado sob o tema “O poder dos Museus”, o lançamento do Storyboard Kids contou com a presença de 43 alunos de duas turmas do 3.º ano da Escola Básica de Montalvão-Laranjeiras, que começaram por ficar a saber quem foi Lauro António e o que é a Casa das Imagens e um storyboard, antes de realizarem a atividade com o novo recurso didático.

Inaugurada em 8 de maio de 2021, a Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo, localizada no número 8 da Rua da Velha Alfândega, na Baixa de Setúbal, é um equipamento cultural municipal que partilha com o público uma parte assinalável do arquivo pessoal do cineasta.

O acervo doado por Lauro António ao município conta com perto de 50 mil peças, em diferentes suportes, relacionadas com a Sétima Arte.

A área de biblioteca possui publicações sobre cinema, audiovisuais e televisão, banda desenhada e cartoons e revistas especializadas de cinematografia, enquanto a mediateca tem uma coleção de filmes com 1500 cassetes VHS e 10 mil DVD e Blu-Ray, além de CD, discos em vinil, cassetes-áudio, cartazes, fotografias e material publicitário de filmes.

Entre as várias peças expostas, contam-se a placa exterior do Cinema Condes, um anúncio luminoso do Cinema de Cascais, a placa de saída do Cinema Odéon, a coleção de Bonecos de Estremoz, uma máquina para ver fotografias em vidro, vários carregadores de fotografias e textos originais manuscritos e datilografados.

Uma máquina de escrever, o tripé utilizado por Lauro António, em 1980, na rodagem do filme “Manhã Submersa” e alguns dos inúmeros prémios que o cineasta, falecido em 3 de fevereiro de 2022, recebeu ao longo da carreira também estão presentes.

O equipamento cultural promove, igualmente, exposições intimistas, exibições de filmes antigos para crianças e ciclos temáticos e tertúlias com atores, produtores e realizadores.

Aberta de terça a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e ao sábado das 14h00 às 18h00, a Casa das Imagens Lauro António tem por missão a recolha, proteção, preservação, conservação, divulgação e dinamização do património audiovisual, promovendo em permanência a construção do conhecimento sobre a sua história, atualidade e futuro.

Afirma-se como espaço de fruição do cinema e do audiovisual, nas suas múltiplas vertentes, com disponibilização gratuita e presencial de bibliografia temática e filmes.