Setúbal Bay 2022 | competição em estafetas mistas

Uma equipa italiana venceu a 29 de maio a prova de estreia de estafetas mistas de natação em águas abertas da FINA Marathon Swim World Series, cuja etapa inaugural de 2022 decorreu em Setúbal nos dias 28 e 29.


A equipa A de Itália, formada pelos nadadores Giulia Gabbrielleschi, Ginevra Taddeucci, Marcello Guidi e Mario Sandzullo, subiu ao lugar mais alto do pódio ao terminar com o tempo de 1h12m27s a prova de seis quilómetros, realizada em circuito aquático de quatro voltas com 1500 metros cada.

Os transalpinos conquistaram ainda o segundo posto, com 1h12m29s, com a equipa Itália B, de Martina de Memme, Barbara Pozzobon, Domenico Acerenza e Gregorio Paltrinieri, este último vencedor da etapa inaugural de dez quilómetros da Taça do Mundo, realizada no sábado.

Em terceiro ficou a Hungria, de Reka Rohacs, Anna Olasz, David Betlehem e Kristof Rasovszky, com o tempo de 1h13m21s, enquanto no quarto lugar ficou a armada portuguesa, formada pelos nadadores Angélica André, Mafalda Rosa, Tiago Campos e Diogo Cardoso, com a marca de 1h15m14s.

Em prova esteve ainda uma equipa de nadadores em representação do Brasil, com Cibelle Jungblut, Carol Hertel, Luiz Felipe Loureiro e Bruce Hanso Almeida, que terminou na quinta posição, com 1h18m53s.

A seleção transalpina dominou nas duas competições de natação em águas abertas realizadas no rio Sado, defronte do Parque Urbano de Albarquel.

No dia 28, no arranque da primeira etapa da Taça do Mundo, colocou sete nadadores no Top-10, em que se incluem os dois primeiros classificados, e no dia 29, nas estafetas mistas, fez a “dobradinha”.

A “Setúbal Bay”, este ano com dois dias de competição, traduz, como salientou o vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, as condições de excelência para a realização destas provas numa cidade que se afirma cada vez mais como “capital da natação em águas abertas”.