Festival Internacional de Música de Setúbal - Concerto de Encerramento - Orquestra Sinfónica

A décima edição do Festival Internacional de Música de Setúbal terminou com espetáculos que incluíram a estreia da Orquestra Sinfónica do próprio certame, no dia 29, e um concerto de Cuca Roseta com a Sinfonietta de Lisboa, a 28 de maio.


O fado de Cuca Roseta e as sonoridades clássicas da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dirigida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo, cruzaram-se no palco do Fórum Municipal Luísa Todi, na noite de sábado, no espetáculo “Fado Sinfónico”.

Neste concerto original, Cuca Roseta, que se fez acompanhar dos músicos Francisco Sales, viola, Sandro Costa, guitarra portuguesa, Vicky Marques, percussão, e Marino de Freitas, baixo acústico, apresentou canções dos seis álbuns editados ao longo da carreira, incluindo o mais recente “Meu”.

Em palco estiveram também alunos das classes de coro dos conservatórios regionais de Setúbal e de Palmela, a par da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, que protagonizaram um momento especial com Cuca Roseta na interpretação dos temas “Finalmente” e “Roda da Saia”.

Outro destaque do programa do evento, organizado pela A7M – Associação Festival de Música de Setúbal, com financiamento da Câmara Municipal de Setúbal e The Helen Hamlyn Trust, foi o Concerto de Encerramento marcado pela estreia da Orquestra Sinfónica do Festival Internacional de Música de Setúbal na tarde de dia 29, também no Fórum Municipal Luísa Todi.

O novo projeto artístico do festival é constituído por alunos e professores dos conservatórios regionais de Setúbal e Palmela, assim como da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.

A nova orquestra sinfónica, com direção de Bruno Martins e acompanhada do pianista Marcelo Bratke, estreou uma obra do compositor português Tiago Derriça, baseada no estilo de Bach.

A celebração da vida inspirou a décima edição do Festival Internacional de Música de Setúbal, que decorreu entre 20 e 29 de maio, com duas dezenas de espetáculos únicos em vários espaços e equipamentos culturais do concelho.

Mais de meio milhar de crianças e jovens trabalharam com músicos profissionais, nacionais e estrangeiros, para proporcionar concertos, performances e criações artísticas marcantes, num misto de musicalidades clássicas e ritmos mais modernos e energéticos, passando pelo jazz e sonoridades menos conhecidas.

As guitarras dos jovens músicos Maria Beatriz Oliveira e Francisco Canteiro encontraram-se pela primeira vez, ao final da tarde de dia 27, no Forte de Albarquel, num concerto em que o Duo SinTempo convidou o público para uma viagem sonora proporcionada pelo diálogo dedilhado de duas guitarras com obras de compositores dos séculos XIX e XX, como Brouwer, Carulli e Granados.

À noite, uma performance cultural feita de música, teatro e poesia, realizada no Fórum Municipal Luísa Todi, partilhou com o público “Um convite à Viagem” para uma descoberta imaginária à volta de lugares do mundo.

Em palco estiveram o pianista Marcelo Bratke, diretor artístico convidado desta décima edição do Festival Internacional de Música de Setúbal, e o ator Marco Gambino, assistindo-se ainda a um filme de Mariannita Luzzati sobre a natureza como fonte de inspiração musical.

O espetáculo, marcado por uma forte componente multimédia, contou com a participação de alunos do Conservatório Regional de Setúbal, dos Flamenquitos de Sant’Iago e da Escola de Capoeira Água de Beber.

O penúltimo dia do Festival Internacional de Música de Setúbal, 28 de maio, trouxe um espetáculo pela Camerata Atlântica que levou à Igreja de São Julião um programa musical com “Clássicos para Orquestra de Cordas”.

Em concerto estiveram os violinistas Maria José Laginha, João Andrade, Francisca Fins, Beatriz Saglimbeni e Sandra Escovar, os guitarristas Pedro Saglimbeni Muñoz e Bárbara Pires e os violoncelistas Nuno Abreu e Jeremy Lake.

O espetáculo, com direção de Ana Beatriz Manzanill, teve ainda as participações de Marine Triolet, no contrabaixo, e de alunos dos conservatórios regionais de Setúbal e de Palmela e da Academia de Música de Belas-Artes Luísa Todi.

Ao final da tarde, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi palco de um encontro de ensembles de guitarras com a interpretação de obras clássicas e contemporâneas.

No concerto “Encontro com Guitarras” estiveram os ensembles de guitarras dos conservatórios regionais de Setúbal e de Palmela, ambos com direção de John Fletcher, e o Ensemble de Guitarras da Universidade de Évora, dirigido por Gonçalo Gouveia.

No último fim de semana do evento, houve ainda lugar, na manhã de dia 29, a um concerto inclusivo no Convento de Jesus que procurou consciencializar para a necessidade de proteção do planeta.

O concerto “Escutar a Diferença | O Conto da Terra”, do Festival Internacional de Música de Setúbal, juntou o coro da APPACDM de Setúbal à classe de conjunto Orff e Ribombando da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, aos conjuntos de trompete e coro de, respetivamente, dos conservatórios regionais de Palmela e Setúbal.