Carris Metropolitana - viagem inaugural - 1 de junho

A importância do novo serviço de transportes coletivos para a melhoria da mobilidade foi destacada na manhã do dia 1 de junho pela vereadora Rita Carvalho, da Câmara Municipal de Setúbal, na viagem inaugural da Carris Metropolitana no concelho.


“Este é um dia simbólico e marcante. A melhoria do serviço de transportes públicos é uma reivindicação antiga”, destacou a vereadora do Urbanismo e Mobilidade, momentos antes da entrada no autocarro que viajou por várias ruas da cidade com uma comitiva composta por elementos do Executivo municipal, presidentes das juntas de freguesia, e representantes do consórcio que opera com a marca Carris Metropolitana, entre outras entidades.

A autarca sublinhou que a nova rede de transportes coletivos rodoviários, destinada a “reforçar a qualidade do serviço prestado a todos os utilizadores e potenciar novos utilizadores”, é fruto do “trabalho muito intenso de todas as câmaras municipais da Área Metropolitana de Lisboa e, obviamente, de Setúbal, que se empenhou para que este possa ser um melhor serviço”.

Setúbal, juntamente com os municípios de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Barreiro, este último, apenas em ligações intermunicipais, integra a Área 4, a primeira onde a nova Carris Metropolitana começou a operar hoje, às 04h35, com a partida de três autocarros da Moita para o Barreiro, para fazer ligação aos barcos para Lisboa.

Às primeiras horas da manhã do dia 1, dezenas de novos autocarros, de cor amarela, com a marca Carris Metropolitana, circulavam por todo o concelho de Setúbal e muitos deles com destino a Lisboa e a outros concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.

O concelho de Setúbal tem uma frota de 135 veículos, completamente novos, muitos deles amigos do ambiente, movidos a gás ou a eletricidade, e com elevados padrões de conforto para os passageiros, que servem 89 linhas, 53 delas com oferta reforçada e 18 absolutamente novas.

A viagem inaugural da entrada em funcionamento da Carris Metropolitana, que decorreu a bordo de um veículo elétrico, passou por vários locais da cidade, para proporcionar uma visão geral do novo serviço em funcionamento a partir de hoje.

Para este novo e melhorado serviço, que opera com a marca Carris Metropolitana, a autarquia contribui com um investimento de 23 milhões de euros entre 2019 e 2027.

Juntamente com a moderna frota, entra também em operação um novo sistema de linhas, designação que vem atualizar o antigo termo “carreiras”, e que implica uma nova numeração, mas, principalmente, significa maior oferta de trajetos em todo o território municipal e mais frequência de veículos.

Em simultâneo, os utilizadores podem beneficiar dos serviços da Carris Metropolitana através do passe Navegante, título que permite viajar no sistema de transportes públicos coletivos por apenas 30 a 80 euros mensais, dependendo de se tratarem de modalidades individual ou familiar e apenas no concelho de Setúbal ou em toda a Área Metropolitana de Lisboa.

Ainda na manhã do dia 1 de junho, em Azeitão, decorreu a cerimónia de lançamento da Carris Metropolitana, com a presença de entidades de âmbito local e nacional, incluindo a vice-presidente do município, Carla Guerreiro, o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, da presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Carla Tavares, e do primeiro-secretário metropolitano, Carlos Humberto de Carvalho.

O dia 1 de junho marca também a entrada em funcionamento do novo Interface de Transportes de Setúbal, equipamento intermodal localizado na Praça do Brasil, e destinado a agilizar a utilização de transportes ferroviários e rodoviários, a par de veículos de modos suaves, como são os casos de trotinetas e bicicletas partilhadas elétricas.

 

Notícias Relacionadas

Bicicletas partilhadas servem estratégia da mobilidade

A aposta nos modos suaves de transporte foi reforçada a 3 de junho em Setúbal com a entrada em funcionamento de um smarthub, com parqueamento de velocípedes e equipamento de manutenção, e de uma rede de bicicletas elétricas partilhadas.

3 Junho, 2022

Dificuldades na operação da Carris Metropolitana motivam preocupação

A Câmara Municipal de Setúbal, perante as dificuldades sentidas nos primeiros dias de operação da Carris Metropolitana no concelho, tem vindo a manifestar junto da TML, a entidade responsável pela gestão dos transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa, as suas preocupações com os problemas surgidos, em particular no que diz respeito ao incumprimento de horários e lotações dos autocarros.

6 Junho, 2022