Santos ao Léu - Bairro do Troino - Bairro Cool

Gastronomia, música e dança, jogos tradicionais, artes circenses e atividades infantis preencheram, nos dias 10 e 11 de junho, o Santos ao Léu, evento de celebração dos Santos Populares e de divulgação das atividades económicas do Bairro do Troino.


A festa, organizada pela Associação Bairro Cool, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, da União de Freguesias de Setúbal e da Cooperativa SEIES levou a atividade comercial para o ar livre e preencheu as ruas do bairro emblemático setubalense com animação para todas as idades e gostos.

Além dos petiscos servidos nas esplanadas dos restaurantes, que apresentaram ementas especiais e funcionaram com horário alargado, as ruas encheram-se de artistas, artesãos e pequenos produtores que encontraram neste evento uma montra para divulgação do seu trabalho.

A animação musical foi dinamizada pela ACNI – Setúbal Academy, que proporcionou atuações de vários jovens artistas de Setúbal.

Animação infantil com o Mundo da Zingarela, carpintaria com Alfredo Marceneiro e diferentes atividades da Associação SpaceKraft, que dinamizou uma pista de dança e música ao vivo e com DJs locais, foram outros atrativos do Santos ao Léu.

O evento contou ainda com espetáculos de bolas de sabão e de malabarismo e jogos tradicionais.

O Santos ao Léu resulta da adaptação do projeto Troino ao Léu, que tem como objetivos reforçar a dinâmica económica deste antigo bairro de pescadores, apoiar o comércio local e atrair mais gente a esta zona emblemática e tradicional da cidade.

O evento integra o programa de atividades do Bairro Cool, projeto que contempla a realização de diversas ações com o envolvimento dos moradores, agentes económicos e instituições na valorização do espaço público do Troino.