Apresentação das Marchas Populares 2022

O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, destacou em 15 de junho o papel das coletividades na mobilização das populações, durante a apresentação das Marchas Populares de 2022, cujo regresso, após dois anos, considerou o retomar da vida.


 “Vocês são a cara das marchas. São os representantes das coletividade s e as marchas desenvolvem-se essencialmente nas coletividades. As coletividades têm um papel determinante na mobilização das populações. Estes dois anos pesaram muito na nossa vida e na nossa forma de encarar o mundo. Não somos as mesmas pessoas de há dois anos. O regresso das marchas significa que estamos a retomar a vida”, afirmou.

Em conferência de imprensa realizada na Casa da Cultura, André Martins considerou “importante que as marchas continuem” a realizar-se e agradeceu às coletividades pelo “papel muito importante” que desempenham em Setúbal. “As pessoas participam, envolvem-se, motivam-se e uma sociedade motivada é algo diferente para melhor”.

O presidente do município realçou a importância das coletividades na “motivação e na mobilização das pessoas”, bem como “na defesa do seu bairro”, mas, garantindo que o esforço de todos é reconhecido, alertou que no final as marchas têm uma hierarquia, porque se trata de um concurso com um vencedor, pelo que o processo deve ser encarado “numa perspetiva de compreensão e reconhecimento”.

Com seis marchas, cinco das quais em competição, as Marchas Populares 2022 têm o desfile de apresentação em 25 de junho, a partir das 22h00 na Avenida Luísa Todi, com entrada gratuita, e o desfile a concurso em 2 de julho, com início às 21h30, no Pavilhão Municipal das Manteigadas, que terá uma lotação de cerca de 1400 pessoas e os bilhetes, à venda na Casa da Cultura, ao preço de três euros.

Depois de declarar o desejo de no próximo ano o programa contar com pelo menos “mais quatro ou cinco” coletividades, André Martins referiu que a opção de o desfile a concurso decorrer no Pavilhão Municipal das Manteigadas foi tomada porque a avaliação feita à Praça de Touros Carlos Relvas não recomendava a sua utilização.

Embora sem poder avançar com prazos, assegurou que o projeto de transformar a Praça de Touros num centro multiusos com capacidade para albergar grandes eventos é uma das “prioridades” da Câmara Municipal e deixou o compromisso de realizar este “investimento significativo” no “mais breve espaço de tempo”.

O vereador da Cultura, Pedro Pina, salientou que este é “um ano particularmente difícil, mas entusiasmante”, uma vez que, depois de dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19, regista-se o regresso das marchas “ao espaço público”.

O autarca manifestou “sinceros desejos de que tudo corra bem”, anunciou que no próximo fim de semana os responsáveis autárquicos fazem uma “visita de cortesia às coletividades” envolvidas, para saberem “se está tudo bem”, e disse que estas tiveram um papel decisivo na definição do programa, incluindo o percurso na Avenida Luísa Todi.

As marchas iniciam o trajeto junto do cruzamento com a Rua Teotónio Banha, seguem pela faixa norte da avenida e fazem uma primeira apresentação em frente da glorieta de Luísa Todi, virando depois para a faixa sul da avenida para fazerem uma segunda apresentação em frente ao coreto, onde está o júri.

A presidente do júri, Piedade Fernandes, saudou o facto de haver duas apresentações, considerando que assim o público tem duas oportunidades para ver as marchas e os participantes, que muitas vezes sofrem de algum nervosismo inicial, têm tempo para ganhar à-vontade até se exibirem perante os jurados.

Após ter agradecido à Câmara Municipal por a ter convidado para presidir ao júri, a fadista e intérprete de música ligeira considerou que “as marchas são um evento que não pode deixar de acontecer em Setúbal” e garantiu que o que se faz na cidade “não fica aquém do que se realiza em Lisboa”, dando como exemplo o facto de o setubalense José Condeça ter vencido o prémio de cenografia das marchas de Lisboa deste ano, pelo Bairro Alto.

“As marchas são, como o Carnaval, um trabalho que se prolonga de um ano para o outro, de uma forma muito positiva e colaborativa”, indicou, recordando que são uma forma de cultivar o “espírito bairrista” e nelas nasceram muitos namoros e casamentos.

A cantora Carla Lança afirmou que se sentia privilegiada por desempenhar o papel de Madrinha das Madrinhas e aproveitou para aprovar o facto de o desfile a concurso se realizar no Pavilhão Municipal das Manteigadas. “Acredito que a Praça de Touros não tem condições de segurança. No Pavilhão das Manteigadas, as marchas e o público ficam a ganhar.”

Na apresentação do programa das Marchas Populares, Carla Lança, vestida a rigor, interpretou a Grande Marcha de Setúbal 2022, intitulada “Setúbal é um Tesouro”, com música de Carlos Pinto e letra de José Condeça.

Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, União Desportiva e Recreativa das Pontes, Grupo Desportivo Independente e Clube Recreativo Palhavã são as cinco coletividades que apresentam marchas a concurso, enquanto a APPADCM – Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental participa extraconcurso.

Com a Marcha n.º 1, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau apresenta o tema “Bairro Santos… Pérola do Rio”, tem como madrinha Ivone Vieira Dias e faz desfilar um total de 63 elementos.

A Marcha n.º 2 é a do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, que tem como madrinha Íris Cruz e cujos 65 elementos desfilam ao som do tema “Parabéns, Os 13 está em festa!”.

Tendo Joana Lança como madrinha, a União Desportiva e Recreativa das Pontes é responsável pela Marcha n.º 3, com o tema “A Rosa e o Chico, num perfeito Amor ao Fado” e um total de 60 elementos.

A Marcha n.º 4 é a do Grupo Desportivo Independente, que escolheu Sara Margarida para madrinha e vai ter 59 elementos a desfilarem ao som do tema “Um Brinde a ti… Querida Paula Costa!”

A última a concurso, a Marcha n.º 5 faz desfilar 64 elementos pelo Clube Recreativo Palhavã, com o tema “Feira de Sant’Iago, um mundo de emoção, sabor e tradição!” e tendo Inês Pereira como madrinha.

Extraconcurso, a marcha da APPACDM apresenta o tema “Setúbal terra de peixe!”, tem como madrinha Maria do Céu Freitas e como padrinho Miguel Assis e conta com um total de 46 elementos no desfile.

Presidido por Piedade Fernandes, o júri é ainda composto por Joana Gomes (cenografia), Marina Sacramento (coreografia), José Nova (figurino), Inês Duarte (letra) e Délio Gonçalves (música).