Tapete de arte efémera - Caminhos de Santiago

O desenho de um designer da Câmara Municipal de Setúbal eleito, a nível mundial, para a elaboração de tapetes de arte efémera no âmbito das comemorações dos Caminhos de Santiago em 2022, assume maior protagonismo em réplicas expostas em vários equipamentos do concelho.


A criação de António Cunha, designer na Divisão de Comunicação e Imagem do município de Setúbal, é composta por elementos alusivos aos Caminhos de Santiago e ao Ano Santo Xacobeo, designadamente a vieira, o peregrino e a cruz.

A primeira reprodução do desenho em tapete de arte efémera foi instalada na entrada nos Paços do Concelho e, agora, mais réplicas vão poder ser apreciadas noutros equipamentos municipais, concretamente no Fórum Municipal Luísa Todi, na Casa da Baía e no Moinho de Maré da Mourisca.

Isabel Curto Castan, impulsionadora do grupo informal Arte Efémera em Setúbal, responsável pela dinamização na cidade de diversas ações relacionadas com esta manifestação artística, diz que a ideia de concretizar várias reproduções procura cumprir um triplo objetivo de divulgação.

“A intenção é dar a conhecer a arte efémera, promover Setúbal enquanto cidade inscrita nos Alfombristas do Caminho de Santiago e dar a conhecer o desenho do designer setubalense que foi eleito para a elaboração de tapetes de arte efémera em todo o mundo no âmbito das comemorações deste ano dos Caminhos de Santiago.”

A artista apaixonada pela arte efémera adianta que a escolha dos Paços do Concelho, do Fórum Municipal Luísa Todi, da Casa da Baía e do Moinho de Maré da Mourisca para receber as reproduções artísticas do desenho está relacionada com a grande afluência de pessoas a estes equipamentos.

“São espaços de referência na cidade, visitados por muitas pessoas, tanto setubalenses como visitantes”, afirma Isabel Curto Castan, ao revelar outro ponto de interesse, uma vez que todas as réplicas são diferentes. “O desenho é o mesmo, mas os materiais usados – sal, areia, aparas e serradura –, assim como as molduras, variam.”

O desenho da autoria do setubalense António Cunha vai ser replicado em mais de três centenas de locais nos cinco continentes, a 25 de julho, Dia de Santiago, num evento mundial de tapetes efémeros promovido pela Comissão Gestora de Entidades Alfombristas do Caminho de Santiago.

Em Setúbal, entre os dias 23 e 25 de julho, o tapete de arte efémera com o desenho alusivo a estas festividades religiosas vai ser criado defronte dos Paços do Concelho, na Praça de Bocage, em iniciativa aberta à participação popular para elaboração de uma obra de arte de grandes dimensões.

“Ainda não temos as medidas fechadas, mas será, seguramente, um tapete com mais de vinte metros em que todos podem contribuir para a execução”, adianta Isabel Curto Castan, ao sublinhar a importância da iniciativa que procura “unir e harmonizar o mundo através de uma coisa tão simples e bela como um desenho”.