Semana-da-Sardinha - Mauro Oliveira

A sardinha de Setúbal é rainha nas ementas de mais de meia centena de restaurantes do concelho, com propostas de degustação especiais em semana gastronómica de 1 a 10 de julho que inclui um passeio interpretativo e uma visita guiada.


A Semana da Sardinha, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, conta nesta edição com o envolvimento de 56 restaurantes que, ao longo destes dez dias, destacam nas ementas este peixe, incluindo propostas gastronómicas mais arrojadas.

A sardinha setubalense, além de assada no carvão, pode ser apreciada em novas criações, como a da 490 Taberna STB, que disponibiliza ao público lombos braseados com escabeche em pão de forno de lenha ou da Casa do Peixe, com filetes em vinagrete.

Arroz de sardinha, no restaurante O Convés, sopa fumada de sardinha, courgette com escabeche de sardinha e figos e torricado de sardinha braseada com pimentos, no Xtoria, bruscheta de sardinha, no Sem Horas, e filetes de sardinha com molho chimichurri e saladinha de rúcula, na Tasca Kefish, são outras propostas.

O programa da Semana da Sardinha, organizado pela autarquia no âmbito da marca “Setúbal, Terra de Peixe”, com os apoios de Docapesca e Vinhos da Quinta de Alcube, proporciona ainda, no último dia, duas atividades que ajudam o público a conhecer este peixe.

A 10 de julho, às 10h00, realiza-se o passeio interpretativo “Sardinha muito mais do que um peixe!”, para maiores de 10 anos, de inscrições, gratuitas, até 6 de julho, realizadas aqui, com ponto de encontro a combinar.

Mais tarde, pelas 17h15, o Museu do Trabalho Michel Giacometti recebe a iniciativa “Encontros Prováveis”, que inclui uma visita guiada ao espaço museológico instalado no Miradouro de São Sebastião e uma degustação comentada, com vinhos da Quinta de Alcube, pela chef Isabel Fonseca.

Esta ação, promovida pela Docapesca e Vinhos da Quinta de Alcube, com a duração de três horas, tem participação gratuita e está aberta a maiores de 10 anos, mediante inscrição, limitada, até 6 de julho, disponível nesta ligação.

A Semana da Sardinha está englobada no conjunto de eventos gastronómicos que a Câmara Municipal de Setúbal promove regularmente ao longo do ano com o objetivo de dinamizar a economia local e, em simultâneo, de promover os produtos da região, aliando o turismo à gastronomia.

 

Documentos Relacionados