"Setúbal na Obra de Rogério Chora" em exposição

A exposição “Setúbal na obra de Rogério Chora”, com cerca de meia centena de quadros do pintor setubalense, é inaugurada no dia 25 de junho, às 16h00, na Galeria Municipal do 11, onde fica patente ao público até 17 de setembro.


Organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, a exposição exibe pinturas de paisagens e locais de Setúbal, bem como outras relativas a algumas atividades, como a reparação naval, a pesca ou o coser das redes de pesca por parte dos pescadores.

A mostra, com entrada gratuita, está patente ao público na Galeria Municipal do 11 de terça a sexta-feira, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e ao sábado, das 14h00 às 18h00.

Quase a completar 82 anos, o setubalense Rogério Carlos Chora é, como assinala a brochura da exposição, “um dos mais reconhecidos pintores contemporâneos de Setúbal (único profissional) e um dos últimos artistas figurativos portugueses de expressão realista”.

Os temas centrais da sua pintura são pessoas comuns, contextos marítimos, a cidade de Setúbal, o rio Sado e a Serra da Arrábida, tendo procurado seguir uma linha própria apesar de ser admirador do Impressionismo e de artistas como João Vaz, Almada Negreiros, José Malhoa, Pinto Coelho e Júlio Pomar.

Cedo começou a revelar um talento natural para a pintura e, depois de ter participado numa exposição escolar no final do ano letivo de 1955/1956, aos 14 anos exibiu algumas obras na II Exposição de Arte Infantil, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Setúbal.

Frequentou o curso de Pintura Decorativa da Escola António Arroio, em Lisboa, e em 1957, ainda estudante, foi um dos fundadores do Círculo de Cultura e Arte Setubalense, tendo ajudado o pai na sua loja de eletrodomésticos quando concluiu a formação artística e sido operário fabril em Colónia, Alemanha, onde residiu durante alguns meses, em 1962.

Nesse ano realizou a sua primeira exposição individual e na década de 1960 começou a ganhar reconhecimento na cidade, com a produção de cartazes da Feira de Sant’Iago ou a conquista do segundo prémio do concurso de artes plásticas realizado no bicentenário de nascimento de Bocage.

Como o próprio reconhece, o seu período de maior produção aconteceu nas décadas de 1980 e 1990, durante as quais alcançou grande sucesso e reconhecimento no país e participou quase todos os meses em exposições individuais ou coletivas, tendo igualmente exposto em Barcelona, Badajoz e Madrid (Espanha), Beauvais (França), São Paulo (Brasil) ou Colónia (Alemanha).

Entre os diversos prémios e distinções recebidos por Rogério Chora, que em 2017 foi nomeado Embaixador da cidade de Setúbal, contam-se a Medalha de Bronze (1978) e a Medalha de Ouro de Mérito Cultural (1992) atribuídas pela Câmara Municipal de Setúbal.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril