Marchas Populares 2022 | Desfile de apresentação | Madrinha das Madrinhas, Carla Lança

As coletividades participantes nas Marchas Populares de Setúbal mostraram-se ao público pela primeira vez na edição do concurso de 2022 no desfile de apresentação, realizado no dia 25 à noite, na Avenida Luísa Todi.


O tradicional desfile de apresentação marcou o regresso do evento popular setubalense ao espaço urbano, modelo interrompido nos dois últimos anos devido à crise pandémica, num reencontro com o público que juntou milhares de pessoas.

Na Avenida Luísa Todi, os grupos cantaram e dançaram em coreografias bem ensaiadas, espetáculo que juntou 357 marchantes.

Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, União Desportiva e Recreativa das Pontes, Grupo Desportivo Independente e Clube Recreativo Palhavã são as coletividades que participam no concurso deste ano e que se apresentaram juntamente com a marcha da APPADCM de Setúbal – Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, participação à margem da competição.

A noite terminou com as coletividades e respetivas madrinhas a interpretarem, juntamente com a Madrinha das Madrinhas, Carla Lança, a Grande Marcha de Setúbal 2022, tema que serviu ainda para abrir a noite, com a cantora a desfilar sozinha nessa ocasião.

A Grande Marcha de Setúbal 2022 intitula-se “Setúbal é um Tesouro” e tem música de Carlos Pinto e letra de José Condeça.

A noite de todas as decisões está reservada para 2 de julho, com o desfile a concurso, no Pavilhão Municipal das Manteigadas, a partir das 21h30, evento com bilhetes a três euros, disponíveis na Casa da Cultura e para o qual já foram vendidas mais de três centenas de entradas.

O Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau desfila com o tema “Bairro Santos… Pérola do Rio”, liderado pela madrinha Ivone Dias, o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” apresenta “Parabéns, Os 13 está em festa!”, conduzido por Íris Cruz, a União Desportiva e Recreativa das Pontes interpreta “A Rosa e o Chico, num perfeito Amor ao Fado”, com Joana Lança no papel de madrinha, o Grupo Desportivo Independente escolheu “Um Brinde a ti… Querida Paula Costa!”, sob condução de Sara Margarida, e o Clube Recreativo Palhavã dedica a coreografia à “Feira de Sant’Iago, um mundo de emoção, sabor e tradição!”, com Inês Pereira como madrinha.

A marcha da APPACDM canta e dança, extraconcurso, inspirada em “Setúbal terra de peixe!”, num desfile que tem como madrinha Maria do Céu Freitas.

O júri da prova é presidido por Piedade Fernandes, com Joana Gomes encarregue da avaliação das cenografias, Marina Sacramento, das coreografias, José Nova, dos figurinos, Inês Duarte, das letras, e Délio Gonçalves, das músicas.