Calor

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal alerta que o concelho vai ser atingido por uma onda de calor a partir do dia 7, pelo que a população deve proteger-se seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde.


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que, tal como o restante território de Portugal continental, o concelho de Setúbal vai estar nos próximos dias sob temperaturas elevadas, que podem variar entre os 35 e os 40 graus na quinta-feira e entre os 30 e os 35 na sexta-feira e no sábado.

O país encontra-se em nível amarelo de alerta a partir de quinta-feira, com eventual agravamento para laranja na sexta-feira e possibilidade de prolongamento da onda de calor até, pelo menos, 13 de julho.

A Direção-Geral da Saúde recomenda à população, entre outras medidas de proteção, que se procure ambientes frescos e aumente a ingestão líquidos, nomeadamente água ou sumos de fruta natural sem açúcar, que se evite a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00, e que se aplique de duas em duas horas e após os banhos um protetor solar com fator igual ou superior a 30.

É ainda recomendado que seja dada atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor intenso, nomeadamente crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.

Mais informações sobre as previsões e avisos meteorológicos para os próximos dias podem ser consultadas no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em www.ipma.pt.