O presidente da Câmara Municipal, André Martins, acompanhado pelo vereador da Cultura, Pedro Pina, da cantora Lura e pelo diretor do evento, Màrio Correia, na apresentação da Feira de Sant'Iago 2022.

Mais de 30 concertos e de 15 produtores regionais, 20 equipamentos de diversão e 150 feirantes fazem a Feira de Sant’Iago de 2022, que o presidente da Câmara Municipal, André Martins, considerou ter uma oferta para todos os gostos.


Depois de dois anos de interrupção devido à covid-19, a Feira de Sant’Iago, considerado o maior evento do género realizado a sul do Tejo, regressa ao Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, entre 29 de julho e 7 de agosto, com um programa em que também constam 30 espaços de restauração, showcooking, um espaço pedagógico e áreas empresariais e dedicadas às associações desportivas e culturais.

Na apresentação da feira, realizada ao fim da tarde de 7 de julho no Forte de Albarquel, André Martins afirmou que os responsáveis da autarquia ficam “muito satisfeitos” por a feira, organizada pela Câmara Municipal com o apoio institucional das juntas de freguesia, ter “uma oferta tão diversificada, para todos os gostos”, e agradeceu aos artistas e aos representantes das atividades económicas que nela participam.

“Temos uma responsabilidade em cima dos ombros” pelos 440 anos de história da feira, sublinhou o edil, o qual desejou que a população viva “estes dias de animação e de festa” e que “a feira continue a ser, cada vez mais, um forte atrativo para todos aqueles que gostam desses espaços de animação”.

André Martins notou que este regresso da feira “é um passo importante que tem algumas condicionantes” relacionadas com o facto de “ter sido preparada com menos tempo do que tem acontecido em muitos anos”, devido à pandemia, e referiu “o empenho e a dedicação de todos os que estão comprometidos” com o certame, devido ao “esforço acrescido” para que fique como “uma referência” na memória coletiva.

O presidente da Câmara defendeu a necessidade de se continuarem a criar “todas as condições” no Parque Sant’Iago, no que diz respeito à acessibilidade e ao “envolvimento da cidade e dos setubalenses” com aquele espaço, para que ele seja “um parque urbano” usufruído pela população, no qual em finais de julho e inícios de agosto decorre anualmente a Feira de Sant’Iago.

Abordando o tema da edição de 2022 da Feira de Sant’Iago – Praias de Setúbal –, André Martins lembrou que a cidade tem “algumas das melhores praias do mundo”, as quais são “uma componente muito importante” da vida dos setubalenses, bem como uma “atração” que tem merecido “prémios ou referências” a nível nacional e internacional.

“Mas, para isso aconteça, é preciso que alguém faça por isso e a Câmara Municipal, e outras entidades, tem feito por isso. Com muita dificuldade, é importante também que se diga”, afirmou, recordando que “em 2002 não havia nenhuma praia em Setúbal que pudesse ser utilizada para fins balneares porque, pelas avaliações da qualidade das águas, todas estavam interditas”.

Depois foram feitas algumas intervenções relativamente à qualidade da água e das areias e a Câmara Municipal acabou por ver ser-lhe entregue a responsabilidade pela gestão das praias. “Temos um princípio: nós temos coisas muito valiosas e, quando elas não são bem tratadas por quem tem a responsabilidade, então passem-nas para nós, porque tudo faremos para que esse potencial possa ser melhor usufruído”.

Na sequência do “esforço grande que tem vindo a ser feito”, manifestou o orgulho por Setúbal ter agora algumas reconhecidas como sendo “das melhores praias do mundo”, mas principalmente por ter praias com “muito boa qualidade”, tanto nas águas e nas areias, como na acessibilidade, destacando o trabalho realizado na Figueirinha e em Albarquel e apontando o objetivo de o Creiro ficar com as mesmas condições.

André Martins ainda elogiou os efeitos do programa Arrábida Sem Carros e em Segurança, afirmando que “a esmagadora maioria” dos frequentadores das praias “já percebeu” que a melhor solução é utilizar, “em segurança e sem stresse”, o transporte público. “O problema que tínhamos era o da insegurança e dos riscos de vida. Felizmente não houve problemas graves, mas muitos passaram por situações muito difíceis”.

No que fiz respeito ao programa cultural da Feira de Sant’Iago de 2022, os Expensive Soul, em 29 de julho, abrem os concertos no palco principal, que tem espetáculos diários sempre às 22h00 até 7 de agosto, dia em que Quim Barreiros encerra o cartaz.

O programa do Palco Sant’Iago apresenta 14 concertos, havendo quatro dias com dois espetáculos, e conta com uma diversidade de estilos que vai do R&B dos Expensive Soul aos ritmos populares de Quim Barreiros, passando pelo blues/folk de Frankie Chavez, pelas raízes brasileiras de Tiago Nacarato e cabo-verdianas de Lura, pelo fado de Ana Moura, pelo rap de Valete, pelo indie pop dos Capitão Fausto e pelo pop/rock dos Amor Electro.

Depois da abertura com Expensive Soul, o cantor e produtor de origem cabo-verdiana Nelson Freitas dá o concerto de dia 30 de julho, enquanto o mês encerra com a primeira noite com dois espetáculos no palco principal da feira, com Frankie Chavez a atuar depois de Cláudia Pascoal.

O mês de agosto começa com mais uma noite de concerto duplo, com a miscelânea de estilos dos Voodoo Marmalade a abrirem e Tiago Nacarato a fechar, enquanto o dia 2 é dedicado ao fado, com Catarina Dionísio, Raquel Faria, Mafalda Vasques e Miguel Dias, os vencedores do Concurso de Fado de Setúbal, a antecederem Ana Moura.

A noite de 3 de agosto começa com um espetáculo de humor de Jorge Serafim e termina com um concerto de Valete, o dia 4 é dedicado aos Capitão Fausto, o dia 5 volta a ter dois concertos, o primeiro com os ritmos cabo-verdianos da cantora Lura e o segundo com as influências blues, folk e rock de Sean Riley & The Slowriders, para os Amor Electro atuarem a 6, na véspera de Quim Barreiros encerrar o programa.

Presente na conferência de imprensa de apresentação da feira, Lura agradeceu à Câmara Municipal e disse que era “uma honra ser convidada” para cantar neste “evento de festa, de cultura e de valorização de Setúbal, nomeadamente pelas praias”, fazendo ainda uma ponte entre o nome do certame e o da ilha onde se situa a cidade da Praia, capital de Cabo Verde.

“Santiago é a capital da minha terra de origem. Eu tenho estas duas nacionalidades, então ando sempre com estes nomes que fazem parte do meu universo e todo este universo faz de mim esta artista que procura localizar-se no mundo entre Portugal e Cabo Verde”, afirmou, considerando a importância da retoma da cultura e dos espetáculos e prometendo, para 5 de agosto, uma “noite quente” de festa, com “muita alegria, ritmo, funaná e músicos de grande qualidade a atuar”.

A Feira de Sant’Iago 2002 dispõe ainda do Palco Encontros, que dinamiza eventos culturais todas as noites, incluindo uma homenagem a Zeca Afonso e a divulgação de diferentes culturas, além de espetáculos de cariz popular, de fado, de música do mundo, com jovens talentos e de dança e hip-hop.

Além do programa dos dois palcos, o recinto da feira vai ainda ser animado com artes performativas e música, envolvendo companhias e grupos de teatro locais, grupos de samba, bandas filarmónicas e dixie e outro tipo de artistas.

O programa completo da Feira de Sant’Iago de 2022 pode ser consultado em www.feiradesantiago.pt.

 

Documentos Relacionados