MAPS 2022 - Performances no Bairro

A ocupação das montras e janelas da Baixa da cidade com performances artísticas, no dia 9 de julho, foi um dos destaques do programa de fim de semana da MAPS – Mostra de Artes Performativas em Setúbal, a decorrer até dia 16.


O evento “Performances no Bairro” levou novamente a arte ao Bairro das Ideias, designação dada à zona da Baixa constituída pela Rua Arronches Junqueiro, Rua Antão Girão, Rua Dr. Paula Borba e Rua da Velha Alfândega durante a realização da MAPS.

André Moniz, Cátia Terrinca, Canto Ondo, Catarina Caetano, Daniel Gonçalves, Figa – Companhia XPTO, Guilherme Ferreira, Inês Oliveira, Iris Wickings, João Bordeira, Lígia Soares, Patrícia Lima, Ricardo Galvão e Tatiana Gomes dinamizaram criações de diferentes áreas de expressão artística nas montras de vários estabelecimentos comerciais.

A quarta edição da MAPS, evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com os objetivos de promover o encontro entre os criadores e o público e debater temas fundamentais que refletem preocupações da atualidade, contou, igualmente no dia 9, no espaço A Gráfica, com o espetáculo de clown “Albano”, por Rui Paixão.

O programa de dia 10, realizado no Jardim do Bonfim, foi dedicado ao público mais jovem com o Mini-MAPS a proporcionar o espetáculo “A Ilha Desconhecida”, pela Trigo Limpo Teatro ACERT, numa adaptação de “O Conto da Ilha Desconhecida”, de José Saramago. Este evento integrou as Comemorações do Centenário de José Saramago.

Já a companhia Tombs Creatius apresentou “A Estranha Viagem do Senhor Tonet”, instalação de som, luz e movimento, com nove jogos interativos criados a partir de construções de madeira.

A MAPS abriu a 7 de julho com a apresentação de “Impressões”, projeto de fotografia, arquivo, cinema e teatro de Tânia Dinis, concebido especificamente para o contexto de Setúbal e A Gráfica, no âmbito das Bolsas de Criação Artística, promovidas pela autarquia.

No dia 8, também no espaço A Gráfica, André e. Teodósio e José Maria Vieira Mendes levaram à cena o espetáculo “Info Maníaco”.

A MAPS 2022 apresenta um conjunto de atividades de entrada gratuita, com os contributos de artistas e companhias portuguesas e estrangeiras, cruzando linguagens artísticas performativas mais contemporâneas e o encontro com a comunidade e o território.

O programa prossegue no dia 14, às 21h30, n’A Gráfica, com um espetáculo sobre a exploração da boca através de dois corpos transsexuais, “Atlas na Boca”, pela artista brasileira Gaya de Medeiros.

No dia seguinte, nos mesmos horário e local, Mário Coelho apresenta “I’m Still Excited”, sequela do espetáculo “I’m So Excited”, que aborda o fim de uma relação entre duas pessoas, inseridas num cenário de festa, que é também um ensaio de teatro.

O espetáculo cénico “Nu Meio – Bailão”, de Filipa Francisco e Bruno Cochat, encerra a 16, a partir das 21h30, n’A Gráfica, a quarta edição da Mostra de Artes Performativas em Setúbal.

No decurso da Mostra de Artes Performativas de Setúbal, até dia 16, é possível visitar a exposição “A Morte deu à luz uma ideia”, de Paula Moita, n’A Gráfica.