Entrega de prémios das Marchas Populares 2022

O presidente da Câmara Municipal, André Martins, disse que as marchas populares são resultado do trabalho mobilizador das coletividades, atravessam a sociedade setubalense e são importantes para dar vida aos bairros da cidade.


A afirmação foi feita no dia 10 na Casa da Baía, durante a cerimónia da entrega dos prémios das Marchas Populares de Setúbal 2022, que foram ganhas pelo Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, numa decisão tomada pelo júri do concurso após os desfiles apresentados na noite de 2 de julho, no Pavilhão Municipal das Manteigadas.

“As marchas populares são um movimento que atravessa a sociedade setubalense e nós faremos todos os esforços para continuar a apoiar esse movimento, que é importante para dar vida à cidade, sobretudo para dar vida aos bairros”, declarou o edil, sublinhando que “as coletividades são os pais e as mães destes projetos”.

André Martins garantiu que os responsáveis da Câmara Municipal estarão “sempre empenhados em apoiar as coletividades”, de modo a que elas “tenham força para mobilizar” todos as pessoas que gostam e participam nas marchas nas suas mais diversas componentes. “Este é sempre um desafio grande para nós todos, para Setúbal”.

O autarca agradeceu ao júri, aos músicos, à Madrinha das Madrinhas de 2022, Carla Lança, aos trabalhadores da Câmara Municipal e das juntas de freguesia e “a todos aqueles que, de alguma forma, se empenham ao longo do ano para que haja marchas e para que as marchas tenham bons resultados” em Setúbal.

O presidente da Câmara recordou que este ano, após a interrupção devido à pandemia por covid-19, o evento foi retomado com cinco marchas a concurso e apontou como “grande objetivo” para 2023 haver “mais marchas, que representem o concelho em toda a sua dimensão na componente da cultura popular”.

André Martins agradeceu e enalteceu, ainda, o “entusiasmo” com que a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) participou com uma marcha extraconcurso.

“[Temos] de nos empenhar para que todos os dirigentes da APPACDM, todos os trabalhadores e todos aqueles que participam nas marchas e incentivam as marchas dentro desta organização estejam sempre connosco e na linha da frente das nossas preocupações. Queremos muito agradecer e contamos sempre convosco. Podem contar connosco”, disse.

O Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau venceu as Marchas Populares de Setúbal 2022, tendo o júri, presidido por Piedade Fernandes, atribuído também àquela coletividade os prémios de melhores Cenografia, Figurino e Música.

No segundo lugar do concurso ficou a União Desportiva e Recreativa das Pontes, que arrecadou a distinção de Melhor Coreografia, juntamente com o Prémio Desfile, este último atribuído com base na atuação das coletividades na apresentação ao público realizada a 25 de junho, na Avenida Luísa Todi.

O Clube Recreativo Palhavã ficou no terceiro lugar, recebendo o prémio de Melhor Letra, seguindo-se, na quarta posição, o Grupo Desportivo Independente e, no quinto lugar, o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”.

Sara Margarida, do Grupo Desportivo Independente, venceu o prémio Melhor Madrinha.

Além de Piedade Fernandes, o júri do concurso, que não atribuiu qualquer penalização às marchas participantes, integrou também Joana Gomes (cenografia), Marina Sacramento (coreografia), José Nova (figurino), Inês Duarte (letra) e Délio Gonçalves (música).

O Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau desfilou com o tema “Bairro Santos… Pérola do Rio”, liderado pela madrinha Ivone Dias, o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” apresentou “Parabéns, Os 13 está em festa!”, conduzido por Íris Cruz, a União Desportiva e Recreativa das Pontes interpretou “A Rosa e o Chico, num perfeito Amor ao Fado”, com Joana Lança no papel de madrinha, o Grupo Desportivo Independente escolheu “Um Brinde a ti… Querida Paula Costa!”, sob condução de Sara Margarida, e o Clube Recreativo Palhavã dedicou a coreografia à “Feira de Sant’Iago, um mundo de emoção, sabor e tradição!”, com Inês Pereira como madrinha.