Tapete Xacobeo 2022

Um tapete efémero com 144 metros quadrados é construído em 23 de julho em frente aos Paços do Concelho , no âmbito das comemorações dos Caminhos de Santiago em 2022, ficando patente até 25, Dia de Santiago. 


Integrado na iniciativa “Tapetes do Mundo”, um quadrado com 12 metros de lado feito com sal, aparas de madeira, serradura e terra vai reproduzir o desenho de um designer da Câmara Municipal de Setúbal que foi escolhido, de entre 33 propostas apresentadas a nível internacional, para a elaboração de tapetes de arte efémera, com uma imagem mundial comum, no âmbito das comemorações dos Caminhos de Santiago em 2022.

A criação de António Cunha, designer na Divisão de Comunicação e Imagem do município de Setúbal, é composta por elementos alusivos aos Caminhos de Santiago e ao Ano Santo Xacobeo, designadamente a vieira, o peregrino e a cruz.

O desenho vai ser replicado a 25 de julho em mais de três centenas de locais, de 30 países dos cinco continentes, num evento mundial de tapetes efémeros promovido pela Comissão Gestora de Entidades Alfombristas do Caminho de Santiago, no qual serão utilizados materiais de acordo com as tradições locais.

Em Setúbal o tapete de arte efémera com o desenho alusivo a estas festividades religiosas começa a ser criado às 09h00 de 23 de julho em frente aos Paços do Concelho, na Praça de Bocage.

Isabel Curto Castan, do Grupo de Arte Efémera de Setúbal, disse que a construção do tapete vai estar centrada numa dezena de pessoas já familiarizadas com o processo, mas a iniciativa é aberta à participação popular, uma vez que o desenho “não é complicado” e foi feito “para ser participativo”.

Depois de a primeira reprodução do desenho em tapete de arte efémera ter sido instalada na entrada dos Paços do Concelho, mais réplicas foram colocadas noutros equipamentos municipais, nomeadamente no Fórum Municipal Luísa Todi, na Casa da Baía e no Moinho de Maré da Mourisca.

Segundo Isabel Curto Castan, a ideia de concretizar várias reproduções procura cumprir um triplo objetivo: dar a conhecer a arte efémera, promover Setúbal enquanto cidade inscrita nos Alfombristas do Caminho de Santiago e divulgar o desenho do designer setubalense eleito para a elaboração de tapetes efémeros em todo o mundo no âmbito das comemorações deste ano dos Caminhos de Santiago.

O tapete a instalar em frente aos Paços do Concelho, que é desmanchado em 26 de julho, não vai ter flores na sua composição, “para durar estes dias” e porque “foi desenhado como se fosse um vitral, em homenagem aos espaços religiosos dos caminhos de Santiago”.