Feira de Sant'Iago 2022 - inauguração

O papel desempenhado pela Feira de Sant’Iago como peça central da identidade sadina foi destacado na noite do dia 29 de julho pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, na abertura do certame a decorrer até 7 de agosto, nas Manteigadas.


Depois de dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19, a Feira de Sant’Iago regressa para “o grande reencontro” da comunidade naquela que é “a mais importante celebração sadina” e que a autarquia “se esforça por renovar e valorizar, mas sempre em pleno respeito pela tradição que representa”, sublinhou André Martins na cerimónia realizada na entrada principal do Parque Sant’Iago.

“A Feira de Sant’Iago tem crescido e mudado com os anos e com a cidade. A cidade que é hoje diferente, maior, mais povoada, mais qualificada e atrativa.”

André Martins recorda que se assinalam 18 anos da mudança do certame para as Manteigadas, em resultado da necessidade de se realizarem obras de qualificação da Avenida Luísa Todi que está “repleta de atividade e de vida todo o ano” e se afirma como “um dos mais importantes polos de restauração da região”, fruto das condições que foram criadas pela Câmara Municipal.

“Seria impensável para o funcionamento da avenida e da cidade manter ali este evento que implicava o encerramento de um dos principais eixos viários de Setúbal por praticamente um mês, além das enormes dificuldades causadas pelo estacionamento desordenado e caótico de milhares de viaturas por toda a zona urbana circundante”, afirma o autarca.

No ano em que comemora a maioridade no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, o emblemático certame proporciona mais de 30 concertos, repartidos pelo Palco Sant’Iago e pelo Palco Encontros, 20 equipamentos de diversão, 30 espaços de restauração e 150 feirantes, numa edição que tem como tema “Praias de Setúbal”.

“Já todos sabíamos que tínhamos das melhores praias do mundo. A verdade, porém, é que só muito recentemente começaram a ser reconhecidas internacionalmente.”

O autarca acredita que estas distinções “se devem, em muito, ao esforço continuado na qualificação das praias e na projeção do nome de Setúbal” no qual a Câmara Municipal tem trabalhado “com grande empenho”.

O reconhecimento do Portinho da Arrábida, em 2010, como uma das “7 Maravilhas de Portugal” na categoria Praias e Falésias, a eleição da Praia de Galapinhos, em 2017, como a “Melhor da Europa” e das praias de Albarquel, em 2020, e da Figueirinha, 2021, com o galardão de “Praia + Acessível” são algumas das distinções resultantes do “esforço continuado na qualificação das praias e na projeção do nome de Setúbal” no qual a Câmara Municipal tem trabalhado “com grande empenho”.

André Martins sublinha também a aposta decisiva “na segurança dos que frequentam estes espaços balneares” com a definição de novas regras de acesso e de circulação no programa Arrábida Sem Carros e em Segurança.

“Este é um trabalho qualificador que merece ser destacado e, por isso, aqui está a feira dedicada às nossas extraordinárias praias.”

Após a intervenção que abriu oficialmente a Feira de Sant’Iago 2022 e um apontamento de cénico protagonizado pelo Teatro Animação de Setúbal, André Martins e uma comitiva composta por elementos do Executivo municipal e os presidentes das cinco juntas de freguesia do concelho fizeram a tradicional visita pelo recinto que começou pelo espaço expositivo da Câmara Municipal de Setúbal, localizado na Entrada 1, a principal do Parque Sant’Iago.

Este espaço dedicado ao tema “Praias – Passado, Presente e Futuro” revela os motivos pelos quais Albarquel, Figueirinha, Galapos e Galapinhos, Creiro e Portinho da Arrábida são reconhecidas pela beleza natural e elogiadas pelas condições excecionais de usufruto.

Em imagens e textos espalhados por vários painéis, são apresentadas as praias do concelho, o parque marinho, os projetos em curso ou já concluídos desenvolvidos pelo município para qualificar as zonas balneares, os investimentos previstos para os próximos anos e a apresentação do programa Arrábida Sem Carros.

No final deste espaço expositivo uma seleção de imagens pertencentes ao Arquivo Américo Ribeiro mostra como eram as praias de Setúbal no passado.

A gastronomia também está presente nesta zona do recinto com o Espaço Enogastronómico a acolher, diariamente, mostras de produtos locais no Balcão dos Produtores e a realização de showcookings, sempre a partir das 20h30, com bilhetes a 3 euros, e de oficinas pedagógicas para os mais novos de participação gratuita.

Uma exposição sobre os novos Serviços Municipalizados de Setúbal, que marca o lançamento do logotipo deste serviço, dá a conhecer o processo de transição do regresso do abastecimento de água à gestão municipal após 25 anos de concessão a uma empresa privada.

O Espaço das Juntas de Freguesia com um programa próprio e os dez anos do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade são outros destaques na entrada principal da Feira de Sant’Iago 2022.

Na área institucional localizada no Pavilhão Municipal das Manteigadas um dos destaques é a presença da Câmara Municipal de Leiria, município geminado com Setúbal, cujo stand, que promove os produtos regionais daquele concelho, foi apresentado a André Martins pela vereadora do Turismo, Catarina Louro.

O cartaz cultural da Feira de Sant’Iago, em particular o musical, continua a ser um dos grandes atrativos da feira que, no programa de inauguração recebeu, no Palco Sant’Iago, o principal do certame, um concerto pela banda Expensive Soul, e, no Palco Encontros, uma noite dedicada à cultura urbana com atuações do DJ Westah e Noisy Crew, Beat Crew e o Bloco NBNC.

O programa do Palco Sant’Iago apresenta 14 concertos, sempre a partir das 22h00, havendo quatro dias com dois espetáculos, e conta com uma diversidade de estilos que vai do R&B aos ritmos populares, passando pelo blues/folk de Frankie Chavez, pelas raízes brasileiras de Tiago Nacarato e cabo-verdianas de Lura, pelo fado de Ana Moura, pelo rap de Valete, pelo indie pop dos Capitão Fausto e pelo pop/rock dos Amor Electro.

O cantor e produtor de origem cabo-verdiana Nelson Freitas dá o concerto da noite de dia 30 de julho e a 31 há dose dupla no palco principal da feira, com Frankie Chavez a atuar depois de Cláudia Pascoal.

O mês de agosto começa com mais uma noite de concerto duplo, com a miscelânea de estilos dos Voodoo Marmalade a abrirem e Tiago Nacarato a fechar, enquanto o dia 2 é dedicado ao fado, com Catarina Dionísio, Raquel Faria, Mafalda Vasques e Miguel Dias, os vencedores do Concurso de Fado de Setúbal, a antecederem Ana Moura.

A noite de 3 de agosto começa com um espetáculo de humor de Jorge Serafim e termina com um concerto de Valete, o dia 4 é dedicado aos Capitão Fausto, o dia 5 volta a ter dois concertos, o primeiro com os ritmos cabo-verdianos da cantora Lura e o segundo com as influências blues, folk e rock de Sean Riley & The Slowriders, para os Amor Electro atuarem a 6, na véspera de Quim Barreiros encerrar o programa.

A Feira de Sant’Iago 2002 dispõe ainda do Palco Encontros, que dinamiza eventos culturais todas as noites, incluindo uma homenagem a Zeca Afonso e a divulgação de diferentes culturas, além de espetáculos de cariz popular, de fado, de música do mundo, com jovens talentos e de dança e hip-hop.

Além do programa dos dois palcos, o recinto da feira vai ainda ser animado com artes performativas e música, envolvendo companhias e grupos de teatro locais, grupos de samba, bandas filarmónicas e dixie e outro tipo de artistas.

O evento, de entrada livre, está aberto ao público de segunda a quinta-feira, das 18h00 à 01h00, na sexta-feira até às 02h00, ao sábado das 16h00 às 02h00, encerrando à 01h00 ao domingo.

O programa completo da Feira de Sant’Iago de 2022 pode ser consultado em www.feiradesantiago.pt.

 

Documentos Relacionados