Apresentação da XXIV Festa do Teatro

Vinte espetáculos de companhias portuguesas e estrangeiras, incluindo cinco estreias, além de tertúlias, sessões de cinema e concertos, preenchem a XXIV Festa do Teatro, evento proporcionado numa parceria entre o Teatro Estúdio Fontenova e a Câmara Municipal de Setúbal.


A edição de 2022 do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, a decorrer entre os dias 18 e 27 de agosto, foi oficialmente apresentada no dia 3, na Casa da Baía, com o vereador da Cultura, Pedro Pina, a salientar que quase um quarto de século “é obra, principalmente num país em que as artes são encaradas como uma espécie de parente pobre”.

Por isso, “a Câmara Municipal tem feito um investimento forte nesta festa e mantido uma parceria muito próxima com o Teatro Estúdio Fontenova”.

O autarca sublinhou que “o teatro e a criação artística em geral funcionaram sempre como uma espécie de reserva terapêutica nas pessoas”, realçando o facto de a Festa do Teatro ter conseguido o feito de não ter sido interrompida apesar da pandemia.

Para 2022, o Festival Internacional de Teatro de Setúbal regressa com um programa reforçado, inclusivamente com uma extensão em setembro, através de um espetáculo da Companhia de Teatro do Algarve no Fórum Municipal Luísa Todi.

O diretor artístico do certame, José Maria Dias, que não gosta de destacar espetáculos do cartaz cénico, “pois todos têm uma qualidade superior que merecem a mesma atenção”, mas adiantou que o programa deste ano tem a novidade de ainda se descentralizar mais, “nomeadamente na freguesia de São Sebastião”, que recebe eventos no Jardim de Monte Belo e na Escola Secundária D. João II.

José Maria Dias assinalou que o cartaz apresenta cinco estreias de espetáculos que justificam um olhar mais atento da parte do público, sublinhando que, mesmo com quase um quarto de século de história, o certame “mantém a determinação e energia de sempre”.

Entre a lista de estreias constam, pelo Grupo Cru, “Proibido Virar à Esquerda”, no dia 19, às 22h00, na Escola Secundária Sebastião da Gama, pelo Ateliê de Ópera de Setúbal, “O Acampamento das Carmens”, dia 21, às 22h00, na Escola Secundária D. João II, e, pelos Cães do Mar e SejaDonodoSeuNariz, “Amijik”, com sessões às 19h00 e às 19h45 na Escola Secundária Sebastião da Gama.

As estreias reservam mais duas peças, “Noite – Homilia para um Perdão”, de Carla Madeira, às 19h00, e “Má Sorte”, por Buzico!Produções, Umcoletivo e CAE Portalegre, às 22h00, ambas no dia 26 e na Escola Secundária Sebastião da Gama.

A XXIV Festa do Teatro contempla também uma Secção Oficial com 11 espetáculos de cénicos, além da extensão de setembro, a Secção Off Mais Festa com 9 apresentações, das quais quatro entram também a concurso, assim como uma mostra de curtas-metragens, três concertos e encontros de conversas ao redor do teatro e subordinadas ao tema central “Uma lente para o futuro”.

Pela primeira vez, o certame apresenta-se com endereço de internet inteiramente dedicado, acessível em festadoteatro.pt/2022.

Os espetáculos da Secção Oficial têm bilhetes a oito euros para o público em geral e a seis euros para estudantes, desempregados, menores de 25 anos, maiores de 65 e profissionais do setor.

Várias apresentações da Secção Mais Festa são de entrada livre, podendo ser solicitada ao público uma gratificação solidária – “ao chapéu” – para os artistas ou intervenientes dos espetáculos.

Para os eventos no Fórum Municipal Luísa Todi funciona a bilheteira desta sala de espetáculos, acessível também a partir do endereço bilheteira.fmlt@mun-setubal.pt ou do telefone 265 522 127.

Para os restantes espetáculos, bilhetes e informações podem ser conseguidos através do endereço bilheteira@festadoteatro.pt ou dos telefones 932 570 979 e 925 436 516.

A bilheteira abre a 17 de agosto, funcionando das 18h00 às 20h00 e, nos restantes dias, até uma hora antes dos espetáculos.

Os bilhetes podem ser adquiridos presencialmente na Escola Secundária Sebastião da Gama, através da entrada pela Avenida Mariano de Carvalho, e, no dia 21, às 21h00, apenas na Escola Secundária D. João II.