Semana do Carapau 2020 | Setúbal Terra de Peixe

A Semana do Carapau, inserida na estratégia de promoção gastronómica e turística desenvolvida pela Câmara Municipal de Setúbal, está de regresso para uma nova edição, entre 2 e 11 de setembro, em meia centena de restaurantes.


Durante dez dias, o evento gastronómico dá a provar receitas tradicionais, como carapaus alimados ou assados no carvão, e outras inovadoras, como uma sopa de carapau com croutons e alecrins.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio da Docapesca, inclui, no dia 10, o passeio interpretativo “De Pelim a Charro-do-alto, Carapau Sempre!”, com início às 10h00.

Esta atividade de cariz pedagógico dá a conhecer a espécie de peixe Trachurus trachurus, à qual vulgarmente se dá os nomes de carapau, pelim ou charro-do-alto, bem como o seu percurso desde o desembarque em terra até à banca dos mercados.

As informações sobre o ponto de encontro do passeio, com inscrições pelo preenchimento de um formulário online , serão enviadas por email aos participantes na atividade.

No encerramento da Semana do Carapau 2022, realiza-se no dia 11, às 17h30, a iniciativa “Encontros Prováveis”, com inscrições em https://tinyurl.com/nhf4zpa8, que inclui uma visita guiada à Mercearia Confiança de Troino e uma degustação comentada pela chef Isabel Fonseca, na qual os pratos confecionados são acompanhados de vinhos da região.

A participação nas duas atividades, com inscrições até dia 6, é gratuita.

A Semana do Carapau integra um calendário de eventos gastronómicos dinamizado pelo município no âmbito da marca Setúbal Terra de Peixe com o objetivo de divulgar sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, estimular a restauração local e promover o concelho enquanto destino turístico de excelência.

A lista dos espaços dos 51 restaurantes participantes inclui 490 Taberna STB, A Barreira, A Casa do Peixe, Adega dos Garrafões, Água Salgada, Alface Filha, Bombordo, Cais 56, Calha Bem, Casa de Pasto Orlando, Casa Lagarto, Casa Morena, Churrasquinho do Sado, Copa d’Ouro, Estrela do Sado, Ferribote, Flórida, Ivomar, Mar Azul, Nova Taberna o Pescador, Novo 10, Novo Capote, O Alface, O Anzol, O Batareo, O Convés e O Jacques.

O Nau, O Pescador II, O Petisco, O Praxedes, O Quintal, O Ramila, O Saveiro, O Tavira, Oficina do Peixe, Parreirinha do Sado, Pátio dos Golfinhos, Peixe no Largo, Rebarca, Restaurante O Novo Lídia, Restaurante O Migas, Restaurante O Sonho, Restaurante O Velho Lídia, Restinguinha, Solar do Marquês, Tasca da Fatinha, Tasca do Toninho, Tasca do Chico da Cana, Tasca Kefish, Terraço do Mercado e Verde e Branco completam o rol de estabelecimentos aderentes.