Street Food Tour | Setúbal

A caravana do Street Food Portugal Tour está nos dias 26, 27 e 28 de agosto no Largo José Afonso, com oito carrinhas de comida sobre rodas a apresentarem gastronomia de vários países, incluindo portuguesa.


Esta volta a Portugal de comida sobre rodas, cuja quarta etapa decorre em Setúbal com o apoio da Câmara Municipal em parceria da Associação Street Food Portugal, é o primeiro conceito itinerante em eventos de “street food” e tem o objetivo de democratizar uma experiência única de gastronomia e espetáculo de rua.

A caravana da edição deste ano – enquadrada no tema Mobilidade e Sustentabilidade, com o objetivo de que a cultura na rua seja mais acessível a todos e amiga do ambiente – é constituída por oito carrinhas de comida (“food trucks”), que apresentam uma oferta gastronómica diversificada, representativa de vários países, incluindo Portugal.

Ganso’s, Pica 21, Iconic Pizza, Tostaria do Bairro, Gelados Artesanais Basstani, Karnívora, Fat Daddies BBQ e Delta são as “food trucks” presentes no Largo José Afonso por ocasião da etapa setubalense da Street Food Portugal Tour.

A Ganso’s é considerada a única em Portugal dedicada à alimentação inclusiva, servindo empanadas à moda venezuelana e arepas, sem glúten, feitas com farinha de milho, enquanto o Pica 21, um elétrico amarelo, apresenta a verdadeira salsicha artesanal alemã, no pão ou acompanhada com batata frita.

Na Karnívora é possível degustar o famoso “steakburguer” americano, confecionado com carne 100 por cento bovina, mas o seu menu inclui ainda batata frita fresca, tiras de frango fritas, asinhas de frango ao estilo do Kentucky, croquetes de mozarela, batidos e donuts recheados.

A Iconic Pizza reinventa a pizza num formato em cone e a Fat Daddies propõe uma experiência com carnes grelhadas, as quais são temperadas com uma marinada seca com diversas especiarias e regadas com sumo e vinagre de maçã antes de serem colocadas num BBQ Smoker com lenha de cerejeira e de laranjeira do Algarve.

Para sobremesa, a marca portuguesa Basstani, que significa gelado em persa, oferece os seus gelados artesanais com sabores, cores e aromas do Médio Oriente, como o açafrão, a água de rosas, a baunilha e o pistacho. A refeição pode ser rematada com um café na “food truck” da Delta.

Setúbal marca igualmente presença neste evento, com uma “food truck” a apresentar as tostas gratinadas da Tostaria do Bairro, a qual promove um workshop às 18h00 de sábado, 27 de agosto, e o bar Tody’s a propor bebidas, como cocktails e gin, num balcão ao ar livre.

Num recinto que conta com insufláveis para crianças e um espaço dedicado aos animais de estimação dos visitantes, a animação no Largo José Afonso é garantida por dois espetáculos Roda de Samba pelo grupo Nossa Vibe, a 26 e 27 de agosto, entre as 19h00 e as 22h00, decorrendo a partir das 21h30 do dia 27 o concerto Eurovision Live Concert, integrado no programa Cultura em Movimento.

A Associação Street Food Portugal, que tem organizado diversas iniciativas promocionais, é uma entidade independente sem fins lucrativos que pretende fomentar o desenvolvimento, aprofundamento e aprendizagem de produtos que contribuem para o crescimento e inovação do setor, bem como afirmar uma cultura portuguesa de “street food”, agregando valor cultural, social, turístico e económico.

O conceito deste evento é uma volta a Portugal com viaturas “food trucks”, com paragem em 12 cidades ao longo de outros tantos fins de semana, entre 12 de maio e 12 de outubro. Em Setúbal, o horário de funcionamento é das 18h00 às 23h00 a 26 de agosto, das 12h00 às 24h00 a 27 e das 12h00 às 16h30 no dia 28.