Saramago

A performance “Sobre a Cegueira” sobe ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi, em 6 de setembro, no âmbito do ciclo Terças com Saramago, integrado nas comemorações do Centenário de José Saramago.


O espetáculo é um ensaio audiovisual que explora algumas das ressonâncias mais marcantes do escritor português, Prémio Nobel da Literatura em 1998 e Prémio Camões em 1995, tendo como ponto de partida o romance “Ensaio Sobre a Cegueira”, que publicou em 1995.

A condição humana e a constante incapacidade para resolver os problemas da humanidade são questionadas através da abordagem de temas como a consciência, a irracionalidade, a incompreensão e a desigualdade.

Neste espetáculo de cerca de 45 minutos, dirigido por Vítor Joaquim, que também é responsável pela eletrónica, pela eletroacústica e pelos visuais, José Saramago é ouvido através de excertos de entrevistas e as vozes pertencem a Raquel Castro e João Silva, o qual também toca trompete.

Nascido em 16 de novembro de 1922, em Azinhaga, Golegã, e falecido em 18 de junho de 2010, em Espanha, José Saramago é este ano homenageado a nível nacional por ocasião do centenário do seu nascimento, sendo as comemorações em Setúbal resultado de uma parceria entre a Fundação Saramago e a Câmara Municipal.

Em Setúbal, o programa das comemorações inclui exposições, cinema, tertúlias, instalações artísticas, concertos, teatro e várias outras atividades evocativas de José Saramago, quer enquanto escritor, quer como cidadão com uma marca vincada na sociedade.

Uma das iniciativas é o ciclo Terças com Saramago que leva ao palco criações de novos artistas a partir de desafios lançados pela Câmara Municipal, refletindo a vida e obra do homenageado através de cruzamentos multidisciplinares no universo das artes.

Após a sessão de 6 de setembro realiza-se uma última performance em 13 de dezembro, igualmente a partir das 21h00, no Fórum Luísa Todi, e com bilhetes também a 5 euros.