VIII Conferência Anual de Educação de Setúbal

Os desafios que se colocam às cidades como espaços de educação para a paz, liberdade e cidadania estão em análise na VIII Conferência Anual de Educação de Setúbal, a 8 de setembro, no Fórum Municipal Luísa Todi. 


“A cidade como espaço de educação para a paz, liberdade e cidadania” é o tema da edição deste ano do evento, criado pela Câmara Municipal de Setúbal com o objetivo de promover a reflexão sobre novos caminhos para a educação e o ensino, assim como debater a definição de ações concretas adaptadas às especificidades do território.

O encontro, com inscrições, gratuitas, a decorrer até dia 5 pelo preenchimento de um formulário online, reúne um conjunto de profissionais, técnicos e académicos que partilham experiências e visões para ajudar a construir um sistema de ensino melhor.

A sessão de abertura do encontro, às 09h30, conta com uma intervenção do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, e um apontamento de dança pelos Flamenquitos de Sant’Iago, do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago.

Segue-se, às 10h00, a alocução “A Cidade como espaço de educação para a paz, liberdade e cidadania”, pelo professor da Universidade de Lisboa Viriato Soromenho-Marques, com moderação da diretora do Departamento de Educação e Bibliotecas da Câmara Municipal de Setúbal, Celeste Paulino.

Uma mesa-redonda intitulada “O papel das redes na promoção da educação para a paz e cidadania”, moderada pela professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Carla Cibele, decorre a partir das 11h00.

Este painel conta com os contributos do assessor de aprendizagem da Cidades e Governos Locais Unidos, do Brasil, Fernando Santomauro, a coordenadora da Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável, Helena Águeda Marujo, o presidente do Instituto Padre António Vieira e diretor das Academias de Líderes Ubuntu, Rui Marques, e a professora universitária Maria Manuela Mendes, representante do Projeto EduCig – Desempenhos Escolares entre os Ciganos.

A VIII Conferência Anual de Educação prossegue às 14h30, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, com “Caminhos que se trilham”, que consiste na apresentação de experiências e projetos de âmbito local pensados para a área da Educação.

A sessão de encerramento da Conferência Anual de Educação de 2020 está agendada para as 17h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com intervenções da vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, e da presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Ângela Lemos.