Setúbal Open 2022 - Diogo Marques

O tenista setubalense Diogo Marques foi em 30 de agosto o único português a qualificar-se para a segunda ronda do Grupo RE/MAX Lounge Setúbal Open, no primeiro dia do quadro principal torneio internacional que decorre nos courts do Clube de Ténis de Setúbal.


O jogador do Clube de Ténis de Setúbal, número 1567 do ranking ATP, participa na sétima edição desta prova de 25 mil dólares e categoria Future do circuito da Federação Internacional de Ténis (ITF), pontuável para o ranking mundial ATP, por ter beneficiado de um convite da organização (wild card).

Na primeira ronda do torneio organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, Diogo Marques, um canhoto de 23 anos que começou a jogar ténis aos 10, derrotou por 6-1 e 6-4 o britânico Mark Whitehouse, 29 anos, que ocupa a 612.ª posição da tabela ATP, na primeira vez que se encontraram num court.

Na segunda ronda, Diogo Marques defronta o vencedor do encontro a realizar na manhã de 31 de agosto entre o israelita Edan Leshem, oitavo cabeça-de-série, e o francês proveniente da fase de qualificação Raphael Lambling, números 491 e 973 do mundo, respetivamente.

O dia ficou marcado pela eliminação precoce do primeiro cabeça-de-série do quadro de singulares, o português Gonçalo Oliveira, número 389 do mundo, ao perder com o francês Gabriel Debru, de apenas 16 anos e 640.º jogador da tabela, por 6-3 e 6-2.

Gonçalo Oliveira, jogando ao lado do chinês Fajing Sun, fez, no entanto, valer o seu estatuto de primeiro cabeça-de-série na variante de pares, garantindo a qualificação para a segunda ronda com um triunfo por 6-0 e 6-4 sobre a dupla formada pelo norte-americano Christian Langmo e pelo italiano Luca Potenza.

A dupla portuguesa formada por Fábio Coelho e Jaime Faria, segunda cabeça-de-série, também ficou apurada para a segunda ronda de pares, ao derrotar o francês Alexandre Reco e o grego Alexandros Skorilas, por 6-3 e 6-2.