Festas de Nossa Senhora da Saúde - Vila Fresca de Azeitão

Celebrações religiosas, cavalhadas à antiga portuguesa e música são atrativos das Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde, que se realizam entre os dias 8 e 11 de setembro, em Vila Fresca de Azeitão.


As festividades, a decorrer num recinto junto da Igreja de S. Simão, com stands de artesanato e tasquinhas gastronómicas, começam no dia 8 com o hastear das bandeiras, às 21h00.

Segue-se, às 21h15, a celebração da missa Natividade da Nossa Senhora que dá início a um tríduo religioso, o qual se repete com a oração do terço nos dias 9 e 10, às 21h00.

A noite prossegue com a música da Solidó Big Band, de Vendas de Azeitão, às 22h00, e termina com um espetáculo de fados, a partir das 22h30, com atuações de Alfredo Santos, Carla Lança, Carlos Zacarias e Joana Lança, acompanhados à guitarra portuguesa por José Manuel Duarte e à viola por Albano Almeida.

No dia seguinte, a animação musical está a cargo da OCTA – Orquestra Típica e Cantares Azeitão, a partir das 22h00. A noite termina com baile dinamizado por Manuel Marques.

A 10, o ponto alto, com início às 16h00, são as cavalhadas à antiga portuguesa, prova equestre com origem no século XVIII em que os cavaleiros se esforçam por acertar com um varão numa argola pendurada a alguns metros de altura.

À noite, às 22h00, há baile com Abel Geada Trio. A animação continua a partir da 00h00 com DJ Patronilho.

No último dia dos festejos, a partir das 16h00 é celebrada uma missa seguida de procissão solene em honra de Nossa Senhora da Saúde, que percorre as ruas de Vila Fresca de Azeitão acompanhada pela banda da Sociedade Filarmónica Providência.

A Banda da Sociedade Filarmónica Providência regressa para um concerto, às 21h30. A atuação de Jorge Nice, a partir das 22h30, encerra os quatro dias do certame realizado desde 1723.

A Festa em Honra de Nossa Senhora da Saúde é organizada pela Sociedade Filarmónica Providência e pela Paróquia de S. Simão, com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal, da Junta de Freguesia de Azeitão e da Secil