Gaetan Menguy e Conner Stroud, finalistas de singulares masculinos do IX Open Baía do Sado em cadeira de rodas

O francês Gaetan Menguy e a espanhola Lola Ochoa venceram os torneios de singulares masculinos e femininos da nona edição do Open Baía de Setúbal em cadeira de rodas, que terminou em 11 de setembro no Clube de Ténis de Setúbal.


Gaetan Menguy, o número 38 do mundo, ganhou a prova de singulares masculinos deste torneio do circuito mundial de ténis em cadeira de rodas, organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, ao derrotar na final o norte-americano Conner Stroud, 54.º jogador do ranking, por 5-7, 6-2 e 6-2.

Nas meias-finais, disputadas em 10 de setembro, Menguy tinha eliminado o principal favorito, o japonês Kouhei Suzuki, atual 22.º do ranking e ex-11.º, ao vencer por 6-4 e 6-1, enquanto Stroud derrotara por 6-2 e 6-1 o francês Nicolas Charrier, 37.º.

No mesmo dia, Conner Stroud e o espanhol Francisco Garcia Vena garantiram o título na variante de pares masculinos, ao vencerem na final Nicolas Charrier e Gaetan Menguy por 6-3, 4-6 e 10-6.

Ainda no dia 10, Lola Ochoa, 39.ª do ranking mundial e segunda cabeça-de-série, sagrou-se campeã feminina do IX Open Baía de Setúbal, ao somar a terceira vitória em outros tantos encontros no torneio, neste caso disputado no sistema de todos contra todos, batendo na última jornada a francesa Ksenia Chasteau, número 15 mundial de juniores, por 4-6, 6-0 e 6-3.

Lola Ochoa, de 43 anos, que conquistou o segundo título de singulares no circuito mundial de ténis em cadeira de rodas em 2022 e o 26.º da carreira, saiu de Setúbal igualmente com o troféu de pares femininos, fazendo dupla com a britânica Robyn Love, graças a um triunfo por 4-6, 6-4 e 10-8 sobre as francesas Ksenia Chasteau e Zoe Maras.

João Couceiro, o representante português a chegar mais longe no torneio, foi eliminado nos quartos de final, disputados no dia 9. Um dia depois de ter registado a única vitória de um jogador nacional na ronda inaugural, o vice-campeão nacional em 2020 e 2021 e número 162 do ranking mundial perdeu por 6-1 e 6-3 com Nicolas Charrier, o segundo cabeça-de-série.

Com 5000 dólares em prémios monetários, o IX Open Baía de Setúbal registou a participação de dez tenistas do top-100 mundial masculino e de duas jogadoras do top-100 mundial feminino, em representação de um total de 12 países.