Bolsas de Criação Artística - apresentação das criações da edição 2021 e dos bolseiros selecionados em 2022 - A Gráfica

Uma iniciativa realizada nos dias 10 e 11 de setembro no espaço A Gráfica deu a conhecer os bolseiros vencedores da última edição das Bolsas de Criação Artística e o resultado dos projetos selecionados na anterior, que se encontra concluída.


A iniciativa contemplou a apresentação dos projetos “Over Our Heads (OOH — interjeição alongada de espanto, admiração, encantamento ou tristeza)”, por Marta Cerqueira, “Quis saber quem sou”, de António Aleixo, e “Impressões”, de Tânia Dinis, que venceram a edição 2021 do projeto da Câmara Municipal de Setúbal que visa o apoio a criadores ou coletivos que desenvolvam projetos em diferentes áreas artísticas.

Marta Cerqueira faz um convite à exploração do corpo e do espaço onde todas as pessoas são cocriadoras, intérpretes e intervenientes, e são, à vez, coreografia e cenografia, composição e improvisação.

No documentário “Quis saber quem sou”, António Aleixo levou o público à descoberta da sociedade setubalense nas décadas de 60 e 70, inspirado num filme antigo com 11 horas de imagens captadas pelo avô, João Rodrigues Aleixo.

Por último, a bolseira Tânia Dinis apresentou “Impressões”, projeto, criado especificamente para o contexto de Setúbal e do espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística, que partilha memórias de um grupo de participantes ligados à cidade através de imagens e outros documentos.

A iniciativa, que contou com a presença do vereador da Cultura, Pedro Pina, contemplou ainda no dia 10 uma conversa com os bolseiros de 2021, que apresentaram as suas criações ao público durante o fim de semana, e de 2022, que tiveram a oportunidade de darem a conhecer as principais ideias dos projetos que vão desenvolver em resultado de terem sido selecionados pelas Bolsas de Criação Artística de Setúbal.

Aura da Fonseca, Cláudia Gaiolas e David Marques são os bolseiros selecionados pelas Bolsas de Criação Artística 2022 os quais ganharam um incentivo financeiro no valor de cinco mil euros, cada um, a possibilidade de usufruir de um espaço de trabalho nas instalações de A Gráfica e a partilha de materiais de pesquisa ou estreias de espetáculos na MAPS – Mostra de Artes Performativas em Setúbal do próximo ano, 2023.

“Como seria nadar, há 50 anos?”, da autoria Cláudia Gaiolas e Judite Canha Fernandes, é um dos três projetos selecionados para receber o apoio da bolsa artística.

Já a dupla composta pelo coreógrafo e bailarino Nuno Marques e pelo ator Nuno Pinheiro foi selecionada para bolseira com “Conferência performativa: pele”.

“Trans* Performatividade” é o título do projeto de Aura da Fonseca também selecionado pela edição deste ano das Bolsas de Criação Artística.