Comemorações Bocagianas 2022 | Dia de Bocage, da Cidade e do Concelho - 15 de Setembro - sessão solene

A capacidade de atração de Setúbal em resultado dos investimentos municipais realizados nos últimos anos na modernização do concelho, foi destacada na manhã do dia 15 de setembro pelo presidente da Câmara Municipal, André Martins, nas comemorações do Dia de Bocage, da Cidade e do Concelho.


Na sessão solene evocativa do feriado municipal, realizada no Fórum Municipal Luísa Todi, André Martins, sublinhou que Setúbal é “uma marca de referência a nível nacional e internacional”, notoriedade que “se deve, em muito, ao que tem sido feito ao longo destes últimos vinte anos pela cidade e pelo concelho”.

A capacidade de atração do concelho, reforça o autarca, é “consequência de enorme esforço de investimento público municipal que atraiu, e continua a atrair, novos investidores de forma crescente”.

Apesar de todo o trabalho desenvolvido nos últimos anos por um conjunto de homens e mulheres que “tomaram em mãos a complexa tarefa de refazer Setúbal, de fazer Mais Cidade”, o autarca assume que “nem tudo são rosas e há espinhos para os quais temos de estar preparados, em especial para que a sua ação tenha apenas impactos passageiros”.

André Martins aponta como exemplo a questão relacionada com a receção a refugiados de guerra que “marcou negativamente” a imagem de Setúbal e da câmara municipal.

“Falo da cidade e da terra de que alguns se dizem defensores, mas cujo prestígio e imagem tudo fizeram para prejudicar e, para isso, não pouparam meios, aproveitando a oportunidade só para se promoverem pessoal e partidariamente.”

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal enfatizou a ideia de que não deve haver qualquer “dúvida” sobre a postura do município nesta matéria: “continuamos a aguardar com toda a serenidade o resultado dos inquéritos que fomos os primeiros a solicitar e esperamos e desejamos intensamente que sejam rapidamente concluídos”, disse André Martins.

O autarca assume que este foi “um rude golpe”, mas reafirma que os trabalhadores, os dirigentes e o Executivo municipal “continuam a trabalhar com todo empenho e dedicação para fazer Mais Setúbal”.

O trabalho desenvolvido pelo município de Setúbal no acolhimento de migrantes nos últimos vinte anos e “a intensa cooperação” mantida com as várias entidades com responsabilidades nestas matérias, como destacou o presidente da Câmara Municipal, em particular com as que dependem da administração central, atestam a qualidade deste trabalho.

“Somos uma cidade aberta. Uma cidade que acolhe sempre, em qualquer circunstância, quem a procura em busca de uma vida melhor. Temos orgulho na capacidade que todos têm de aqui viver e conviver em paz e tudo fazemos e continuaremos a fazer para que assim seja.”

O autarca frisa que a Câmara Municipal de Setúbal recusa “divisões artificiais” e as ações daqueles que “querem estender a Setúbal uma guerra que condenámos, e que eu condenei, inequivocamente, desde a primeira hora”, e continuará a aguardar “com toda a serenidade” o resultado dos inquéritos em curso.

A Câmara Municipal, de acordo com André Martins, “continua a promover investimento dirigido à recuperação, manutenção e promoção do património natural e cultural”, bem como à qualificação do espaço público e à realização de eventos com grande capacidade de atrair ao concelho novos públicos.

“Hoje somos uma cidade melhor; somos um concelho melhor. Deixámos de ser a cidade sombria, deprimida, sem orgulho. Dificilmente poderá haver quem defenda que a cidade e o concelho não se transformaram positivamente ao longo destes anos.”

O autarca aponta que esta realidade “é confirmada por recentes estudos independentes baseados em dados estatísticos os quais revelam que Setúbal é uma das dez melhores cidades do país para viver”.

Este é o resultado de “anos de gestão municipal virada para os munícipes e para a qualificação e valorização de todo o concelho”, com uma forte aposta na requalificação do património histórico, na qualificação da rede viária e na atração de investidores em várias áreas.

“Devolvemos a Setúbal o brilho que nunca deveria ter perdido”, vinca André Martins, que afirma a necessidade de “continuar Setúbal” uma vez que ainda “há muito caminho para andar para fazer do concelho um sítio ainda melhor para viver e trabalhar”.

A situação relacionada com as deficiências de funcionamento da Carris Metropolitana foi outra questão abordada por André Martins que tem acompanhado o processo com grande preocupação nos últimos meses e deixa uma palavra de “total compreensão e solidariedade com todos os habitantes do concelho que têm sido afetados”.

No princípio de agosto, numa posição subscrita por André Martins e por todos os presidentes das juntas de freguesia do concelho, foi manifestado o “profundo desagrado com as inaceitáveis falhas da operadora privada de transportes que presta serviço em nome da Carris Metropolitana”.

No decorrer desta semana, os autarcas voltaram a manifestar veemente protesto junto da administração da empresa, defendendo que sejam aplicadas as penalizações previstas contratualmente.

A Câmara Municipal e as juntas de freguesia deram um prazo ao operador até ao dia 16 de setembro para que informe, “no contexto de maior exigência que é o de garantir as necessidades de transporte escolar no momento em que arranca o novo ano letivo”, quais as reais capacidades existentes para prestar o serviço sem falhas.

A Câmara Municipal agendou, igualmente, para o dia 20 uma reunião com a população para “avaliar a credibilidade da informação que será fornecida pela empresa” e o cumprimento dos compromissos que esta terá de assumir.

“Tudo deve ser feito para que seja cumprida esta enorme revolução nos transportes públicos”, afirma André Martins.

A Carris Metropolitana, uma vez que se encontre normalizada a sua operação, proporciona às populações novas e reforçadas capacidades de mobilidade, associadas ao Passe Navegante, que permite viajar em toda a Área Metropolitana de Lisboa a preços acessíveis.

“Esta é uma conquista das autarquias em que continuaremos a acreditar, com a permanente exigência de cumprimento do que está contratualizado com a máxima qualidade. Estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para que esta situação seja resolvida com a máxima urgência e para que o direito ao transporte público seja novamente uma realidade.”

O ano de 2022 ficará marcado na vida do concelho, afirma André Martins, pelo retorno dos serviços de abastecimento de água à gestão pública, depois de 25 anos de gestão privada “em resultado de opções erradas tomadas por quem governou esta autarquia em mandatos anteriores”.

O retorno deste serviço à esfera de gestão municipal “permite, finalmente, a adoção de medidas há muito esperadas e alterações significativas na formação dos preços da água no concelho”.

Um dos investimentos que passa a ser possível de concretizar é a ligação de vários núcleos habitacionais nas freguesias da Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e de São Sebastião à rede pública de saneamento.

“Este foi um compromisso que assumi, no princípio desta semana, perante populações daquelas áreas e que tardou demasiado exclusivamente em resultado de opções da empresa privada concessionária do saneamento e do abastecimento de água.”

O autarca revela, igualmente, que 2023 dará início a um novo ciclo de iniciativas necessárias ao concelho que “foram alvo de análise estratégica e planeamento nos últimos meses”.

Em curso está já uma vasta operação na área da habitação que resolverá vários problemas neste domínio e permitirá uma “habitação condigna para quem escolheu Setúbal para viver”.

Sendo esta uma “prioridade permanente”, a autarquia elaborou, após a criação do Programa Primeiro Direito, a Estratégia Local de Habitação e avançou com vinte operações de reabilitação e construção de nova habitação pública, envolvendo um investimento global superior a 190 milhões de euros com financiamentos do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

“Este é um trabalho feito de diálogo e de cooperação permanente para concretizarmos o programa que as nossas populações escolheram para a governação da cidade e do concelho. Esse é um desígnio de que nunca abdicaremos.”

André Martins recorda, igualmente, que a Câmara Municipal de Setúbal garantiu a execução de cem por cento dos projetos aprovados no âmbito do POR Lisboa 2020 para o concelho.

A autarquia está “a cumprir com todo o rigor” a missão de executar estes projetos nos prazos estabelecidos e está já a trabalhar para candidatar a novos financiamentos comunitários a construção de uma escola na zona da Quinta da Amizade.

A capacidade de execução da autarquia foi recentemente destacada pela presidente da CCDR-LVT, a entidade gestora dos financiamentos comunitários para a região de Lisboa, que reconheceu que, perante as oportunidades criadas por novos fundos, a “dificuldade” que Setúbal vai ter será a “escolha” de projetos em áreas como a eficiência energética ou promoção do sucesso escolar.

André Martins garante que a Câmara Municipal de Setúbal “continuará a demonstrar a sua capacidade na apresentação de candidaturas a fundos comunitários e na respetiva execução”.

A autarquia trabalhou “intensamente” nas últimas duas décadas para transformar a cidade e o concelho, com uma aposta primordial na melhoria das condições em que eram prestados serviços municipais às populações do concelho, na qualificação do território, por via da melhoria da mobilidade urbana e da requalificação do espaço urbano, bem como pela criação de mais e melhores equipamentos sociais e culturais no concelho.

“Chegou agora a hora de aprofundar uma nova fase do trabalho municipal.”

Uma das prioridades de investimento passa a ser a “criação de mais condições para que os agentes culturais, sociais e desportivos possam ter melhores condições para desenvolver as suas atividades em benefício das populações e de Setúbal”, sendo que a Câmara Municipal irá, a curto prazo, disponibilizar os primeiros espaços destinados à concretização destes objetivos.

Na sessão solene comemorativa do 257.º aniversário de Bocage, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal assumiu o compromisso de em 2023 as comemorações do nascimento do poeta passarem a designar-se de Festas da Cidade.

As festividades decorrerão num período mais alargado e com um programa mais abrangente, o qual “envolverá mais agentes culturais e desportivos do concelho e também os agentes económicos, em especial os do comércio e da restauração”, para promover Setúbal e o que de melhor existe neste “território de referência”.

Na sessão solene do Dia de Bocage, da Cidade e do Concelho foram homenageados os trabalhadores que se aposentaram no último ano da Câmara Municipal de Setúbal, aos quais André Martins deixou um agradecimento por terem dedicado “boa parte da sua vida e do seu saber a Setúbal”, contribuindo, com “longas vidas de trabalho”, para fazer de Setúbal “a grande cidade que todos reconhecem”.

A cerimónia culminou com a atribuição de quatro dezenas de medalhas honoríficas a personalidades e entidades que se destacam ou destacaram de forma particularmente notória e nas mais diversas áreas da sociedade.

A Santa Casa da Misericórdia de Setúbal foi agraciada com a mais alta distinção, a Medalha de Ouro da Cidade e recebeu o reconhecimento como Cidadão Honorário de Setúbal, pelo papel que desempenhou no crescimento de Setúbal, na sua elevação a cidade e na sua elevação a capital de distrito.

Já as Medalhas de Prata da Cidade distinguiram Miguel Frasquilho, Eugénio da Fonseca e o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”.

A autarquia entregou também medalhas de honra da cidade a personalidades e instituições em diversas classes.

Na classe Atividades Culturais foram agraciados Maria Luísa Perienes Ribeiro, Lurdes Pólvora da Cruz, Albano Almeida, José Alberto Raposo, Custódio Magalhães, Vítor Pereira, Joaquim Gouveia, Jorge Salgueiro, Nuno David, José Pedro (mais conhecido como Pedro Lisboa) e Francisco Borba.

Já na classe Ciência e Tecnologia foram distinguidas a Escola Básica Barbosa du Bocage, Maria da Conceição Quintas, Emília Vaz Pereira e Paulo Quintino.

No que respeita à classe Desporto, receberam as medalhas de honra da cidade Eduardo Guilherme, Arlindo Roda, José Martinez, Luís Monteiro, Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão, Ricardo Nunes Formosinho, Renato Paiva, Sandro Mendes e Paulo Catarino.

Na classe Associativismo e Sindicalismo foram agraciados o Núcleo de Poesia de Setúbal, a Associação Casa da Poesia de Setúbal, o Clube de Campismo de Setúbal, a União Desportiva e Recreativa Casal das Figueiras, o Moto Clube de Setúbal, o Centro Social Paroquial de São Sebastião de Setúbal, António Henrique Quaresma Rosa, este a título póstumo, Carlos Calçada da Cunha, Fernando Ferreira e Fernando Paulino.

O município atribuiu ainda medalhas a Anita Vilar, na classe Paz e Liberdade, e à Casa Negrito, na Classe Comércio.

Cidade em festa

Antes da sessão solene do Dia de Bocage, da Cidade e do Concelho, decorreu a cerimónia do hastear da bandeira nos Paços do Concelho, a que se seguiu a deposição de flores na estátua de Bocage com a dramatização de poemas de Elmano Sadino pelo grupo TOMA.

As comemorações do Dia de Bocage e da Cidade contemplaram ainda, no período da manhã, a terceira edição do peddy paper “Experienciar Setúbal”, às 09h00, que levou à descoberta da cidade através de um conjunto de perguntas e tarefas.

À tarde, o programa reserva uma visita aos Paços do Concelho aberta à população, acompanhada de música pela Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Também a Casa Bocage está aberta para visitas gratuitas, entre as 15h00 e as 19h00, numa iniciativa que inclui a inauguração da exposição “Bocage – representações nossas contemporâneas”.

A mostra, patente até dia 24, partilha trabalhos de artistas contemporâneos presentes nas coleções dos museus municipais de Setúbal, elaborados entre 1974 e 2022, alusivos ao poeta sadino.

O lançamento da obra “Bocage ou o Elogio da Inquietude”, de Daniel Pires, pelo Centro de Estudos Bocageanos, às 16h00, e o anúncio da obra vencedora do XXII Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, organizado pela LASA, às 18h00, são iniciativas a realizar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O concerto de encerramento do projeto municipal Fado em Setúbal, às 21h30, na Praça de Bocage, fecha as comemorações do feriado municipal de 15 de Setembro.

O concerto conta com as atuações de alguns dos fadistas envolvidos na edição 2022, designadamente Alfredo Santos, Carla Lança, Carlos Zacarias, Carolina Mendes, Fernando Anselmo, Inês Pereira, Joana Lança, Piedade Fernandes, Ramiro Costa, Sara Margarida e Susana Martins.

Os artistas são acompanhados de Custódio Magalhães, na guitarra portuguesa, e Vítor Pereira, na viola de fado.

As Comemorações Bocagianas, embora centradas no feriado municipal, incluem um vasto leque de iniciativas que decorrem até ao dia 30 de setembro e que tiveram início no dia 14 com a Noite Bocagiana, na Praça de Bocage e nos largos da Misericórdia e da Ribeira Velha, que proporcionou música, dança, tertúlias e animação de rua.

O programa completo das Comemorações Bocagianas 2022 pode ser consultado aqui.

Corte de trânsito nas noites de 15, 16 e 17 de setembro

A Praça de Bocage e as ruas Tenente Valadim e de Bocage, em Setúbal, estão encerradas ao trânsito automóvel nos dias 15, 16 e 17 de setembro sempre no período das 20h00 às 24h00 de, em virtude das comemorações do Dia de Bocage e da Cidade.

O fecho à circulação rodoviária na zona da Praça de Bocage nas noites daqueles três dias – quinta-feira, sexta-feira e sábado – implica que os automobilistas utilizem, como alternativa, as avenidas 5 de Outubro e Jaime Cortesão, a Praça General Luís Domingues, a Ladeira de São Sebastião e a Avenida Luísa Todi.

 

Documentos Relacionados